BB firma acordo internacional para estreitar relações econômicas e comerciais entre Brasil e Itália
Assinado em conjunto com a Cassa Depositi e Prestiti e com a SACE, MoU prevê financiamentos para desenvolvimento sustentável no país
O Banco do Brasil (BB), a Cassa Depositi e Prestiti (CDP), banco de desenvolvimento da Itália, e o grupo segurador italiano SACE firmaram um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Itália e fomentar oportunidades de negócios com foco em questões ambientais, sociais e de governança (ESG) no Brasil. O acordo foi assinado durante a participação do BB no Fórum Empresarial Itália-Brasil, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 9, na sede da Fiesp, em São Paulo.
O MoU estabelece cooperação mútua para viabilizar novas oportunidades de mercado e financiamento para projetos de desenvolvimento no Brasil, incluindo a possibilidade de captação de recursos via CDP, com garantia da SACE, destinados a iniciativas sustentáveis e à recuperação econômica do Rio Grande do Sul, após os estragos causados pelas chuvas recentes. Além disso, o documento prevê a realização de dois eventos anuais com o intuito de integrar empresas italianas e clientes empresariais do Banco do Brasil, promovendo a geração de novos negócios.
José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial do BB, ressaltou a longa e sólida relação entre Brasil e Itália, destacando a relevância das empresas italianas no cenário brasileiro e as oportunidades que surgem para o desenvolvimento de negócios sustentáveis. “Nosso foco está em expandir nossa carteira de empréstimos sustentáveis em parceria com a Cassa Depositi e Prestiti, contribuindo para a transição do Brasil para uma economia mais verde e inclusiva, ao mesmo tempo em que fortalecemos os laços comerciais com a Itália por meio da SACE”, afirmou.
Francisco Lassalvia, vice-presidente de Negócios de Atacado, acrescentou que o BB tem intensificado sua atuação em parcerias com instituições internacionais, como SACE e CDP, buscando diversificar fontes de financiamento. Segundo ele, o Memorando tem como meta aumentar o fluxo comercial entre empresários brasileiros e italianos, com foco em operações que gerem impacto positivo nas áreas ambiental, social e de governança, especialmente no apoio ao Rio Grande do Sul, que sofreu com enchentes no início deste ano.
Brasil 247