Bayern x PSG vale o primeiro lugar do Grupo B.
A fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18 começa a se despedir nesta terça-feira. Oito jogos encerram as quatro primeiras chaves, com destaque para um confronto entre classificados: Bayern de Munique x Paris Saint-Germain, às 17h45 (de Brasília).
Alemães e franceses decidem o primeiro lugar do Grupo D. Como o primeiro critério de desempate é o confronto direto – seguido do saldo de gols -, o Bayern precisará derrotar o PSG por pelo menos quatro gols de diferença.
Na ida, em setembro, deu Paris por 3 a 0, no jogo em que causou a demissão de Carlo Ancelotti do comando dos bávaros.
O momento é um pouco diferente. O PSG perdeu a sua invencibilidade na temporada ao cair para o recém-promovido Strasbourg, sábado, pelo Francês, quando o seu poderoso ataque não conseguiu mascarar os problemas do time.
Imparável, o time de Neymar, Cavani e Mbappé tem a chance de ampliar o recorde de gols na fase de grupos, com 24 gols em cinco jogos. O Paris (e o Manchester City, na quarta) também pode se juntar a um seleto grupo de seis times que terminaram com 100% de aproveitamento. São eles:
- Milan (1992/93) – 11 gols pró, um contra
- Paris (1994/95) – 12 gols pró, três contra
- Spartak Moscou (1995/96) – 15 gols pró, quarto contra
- Barcelona (2002/03) – 13 gols pró, quatro contra
- Real Madrid (2011/12) – 19 gols pró, dois contra
- Real Madrid (2014/15) – 16 gols pró, dois contra
Seguindo as marcas, Neymar pode ser tornar o primeiro jogador da história a balançar as redes em todas as seis rodadas, algo que nem Cristiano Ronaldo ou Messi conseguiram. O brasileiro tem seis gols, dois a menos que o português, atual artilheiro.
Ainda pelo Grupo B, Celtic e Anderlecht estão eliminados, mas brigam pelo terceiro lugar, que garante uma ida à Liga Europa. Os belgas terão de vencer por uma diferença de três gols na Escócia.
Estão classificados: Chelsea (Grupo C), Barcelona (D), Manchester City (F), Besiktas (G), Tottenham (H) e Real Madrid (H). Restam 14 clubes que vão brigar pelas oito vagas em aberto. Antes de dissecarmos a situação de cada grupo, é sempre bom repassar os critérios de desempate da Liga dos Campeões.
- Confronto direto
- Melhor saldo de gols
- Mais gols pró
- Mais gols como visitante
- Mais vitórias
- Mais vitórias como visitante
- Menos cartões
- Coeficiente do time e da associação nos últimos cinco anos
Agora, sim, contamos a situação dos demais grupos. Quatro clubes se classificam nesta terça-feira. Veja o que eles precisam:
GRUPO A
Apesar das quatro vitórias e da liderança isolada do grupo, o Manchester United ainda não está assegurado nas oitavas de final. Precisa apenas de um empate para isso, é bem verdade – e pode se classificar até em caso de derrota. A missão mais difícil, portanto, parece ser a do CSKA, adversário dos Red Devils nesta terça. O Basel, que é a outra equipe com chances na chave, vai pegar o lanterna e eliminado Benfica.
Manchester United: precisa apenas empatar para se classificar na primeira colocação. Se perder, só ficaria fora se o Basel vencesse o Benfica – ainda assim, tanto o time português quanto o russo precisariam tirar a diferença no desempate (nesse caso, os resultados contra o Benfica seriam excluídos, e levaria-se em conta apenas os confrontos entre os três).
Basel: precisa de um resultado melhor que o do CSKA. Se ambos empatarem ou perderem seus jogos, a decisão será no confronto direto. Em caso de vitória dos dois, os resultados contra o Benfica seriam excluídos, e levaria-se em conta apenas os duelos entre eles e o Manchester United.
CSKA: precisa de um resultado melhor que o do Basel. Em caso de vitória dos dois, os resultados contra o Benfica seriam excluídos, e levaria-se em conta apenas os duelos entre eles e o Manchester United. Os russos teriam que vencer por, ao menos, três gols de diferença.
GRUPO C
O Chelsea é o único classificado do grupo até então já que não pode ser alcançado pelo terceiro colocado. A briga, portanto, é entre Roma e Atlético de Madrid. A vida dos espanhóis não está nada fácil: eles precisam vencer os Blues na Inglaterra e torcer para que a Roma não vença o modesto Qarabag, do Azerbaijão. No entanto, o reencontro de Griezmann com a boa fase anima: ele marcou quatro gols nos últimos quatro jogos e está confirmado para esta terça.
Chelsea: avança em primeiro vencendo, empatando ou até perdendo – nos dois últimos casos, precisa que a Roma perca ou empate.
Roma: precisa apenas vencer o lanterna Qarabag para avançar. Se empatar ou perder, precisará torcer para que o Atlético não vença.
Atlético de Madrid: precisa vencer o Chelsea e torcer para que a Roma não derrote o Qarabag.
GE