Banda Abrad´Os Zóio lança campanha de doação de sangue; veja como participar
Com foco na responsabilidade social, a banda paraibana Abrad´Os Zóio lança, nesta sexta-feira (12), às 9h30 na sede do Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, a campanha Meu Som Dá Sangue. A ação tem como principal propósito aumentar o estoque de sangue do Hemocentro da Paraíba. Para que o objetivo da ação obtenha êxito, a mesma será construída não apenas pelos integrantes da banda e artistas envolvidos, mas também por fãs, admiradores e a sociedade em geral.
A ação Meu Som Dá Sangue surgiu do anseio dos componentes da Abrad´Os Zóio, enquanto grupo social. “Temos a intenção de sensibilizar o maior número possível de cidadãos e ultrapassar as barreiras geográficas da Paraíba, no instante em que amigos músicos de diversas partes do país já aceitaram a ideia e convocarão seus fãs e admiradores a fazerem o mesmo em sua região”, explicou o músico da Abrad´Os Zóio, Yuri Carvalho.
O engajamento dos usuários nas redes sociais da campanha também será importante pois pode despertar o desejo de fazer parte dessa corrente do bem. A intenção é que o doador, no ato da doação, faça uma foto ou vídeo e poste nas redes sociais utilizando a hashtag #MeuSomDáSangue e marque seus amigos a fim de incentivá-los a prestar o mesmo ato de solidariedade.
Nessa primeira etapa, as bandas paraibanas Flotilha em Alta-terra, Os Fulanos, Seu Pereira e Coletivo 401, Manu Lima & Sensualidade Nagô, Primeira Estrada, Forró Imbalança, Mafiota, Som D´Luna e os artistas Gitana Pimentel, Escurinho, Nathalia Bellar e Titá Moura serão os primeiros a participar.
Campanha de Dia dos Pais – A ação do grupo paraibano inicia os trabalhos da campanha para o Dia dos Pais do Hemocentro, que se estende por todo o mês de agosto, e será intensificada com as coletas externas.
No dia 12 (sexta-feira), a unidade móvel vai estar no município de Mari, na Escola José Paulo de França. No dia 13 (sábado), a coleta será na Praça da Paz, e no dia 17 (quarta-feira), na Central de Aulas da UFPB. No sábado (20), a coleta será na Facene/Famene, e na quarta-feira (24) na Escola Cidadã, no município de Bayeux. A programação de coletas externas será finalizada no sábado (27) no McDonald’s da Rui Carneiro. A coleta do dia 13, na Praça da Paz será realizada das 8 horas às 13 horas, e as demais, das 8 horas às 16 horas.
Condições para ser doador de sangue:
– Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário a presença do responsável legal);
– Pesar acima de 50 quilos;
– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado, respeitando o intervalo de três horas após o almoço;
– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
– Respeitar o intervalo entre as doações, que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.
Com Secom/PB