MÚSICA

Baixo roubado de Paul McCartney é encontrado 51 anos depois

Instrumento é apontado como um dos motivos da beatlemania

Um baixo Hofner roubado pertencente a Paul McCartney e usado para gravar os dois primeiros álbuns dos Beatles foi encontrado e devolvido após 51 anos, seguindo uma busca global. A guitarra, apelidada de “o instrumento musical perdido mais icônico de todos os tempos” pela equipe por trás da busca, o Projeto Lost Bass, foi utilizada em singles dos Beatles, incluindo os sucessos de 1963 “She Loves You” e “All My Loving”.

“É o baixo que deu início à Beatlemania”, disse Nick Wass, um dos fundadores da equipe de busca, à Reuters. “Por isso é importante, é o que deu o pontapé inicial”.
Um apelo público feito pelo projeto no ano passado foi compartilhado ao redor do mundo. “Como resultado da publicidade, alguém que mora numa casa geminada em Hastings, na costa sul da Inglaterra, entrou em contato com a empresa de Paul McCartney e devolveu o baixo a eles”, disse o Projeto Lost Bass. O instrumento foi devolvido no ano passado, mas isso só foi anunciado na quinta-feira.O instrumento foi roubado de uma van na área de Notting Hill, em Londres, em outubro de 1972, disse a equipe de busca, citando informações recebidas durante a investigação. “A guitarra foi autenticada pela Höfner e Paul está incrivelmente grato a todos os envolvidos”, disse um porta-voz no site de McCartney.

Wass disse à Reuters que o baixo estava “um pouco danificado”, com uma rachadura no braço, uma ponte danificada que precisaria ser substituída e captadores que não funcionavam mais. “Mas eles podem ser consertados, o braço pode ser reparado e podemos torná-lo tocável novamente”, disse Wass.

Em 2015, uma guitarra roubada do falecido John Lennon nos anos 1960 foi vendida por US$ 2,41 milhões em um leilão em Beverly Hills, Califórnia. A pessoa que a possuía disse que originalmente a comprou sem saber de sua conexão com Lennon.

Sérgio Ricardo

Sérgio Ricardo é fotojornalista, fundador e desenvolvedor do Portal DiárioPB, Rádio DiarioPB, A Nata do Rock, editor, programador e diretor da DSCOM Comunicação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo