Ato contra a ‘Escala 6×1’ acontece em João Pessoa, nesta sexta-feira (15), a partir das 14h
Manifestação defende jornada de 4 dias de trabalho com 3 dias de folga
Nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, trabalhadores, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos do campo progressista realizarão um ato em João Pessoa, em frente à sede da empresa AeC, localizada na Avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira.
A manifestação está marcada para as 14h e tem como objetivo pressionar pelo fim da escala de trabalho 6×1, reivindicando uma nova jornada de 4 dias de trabalho por 3 dias de folga, sem redução salarial.
A luta pela redução da jornada de trabalho é antiga e faz parte das pautas defendidas por movimentos sociais e partidos como PCB, PCdoB, PT e PSTU. Os movimento sociais e partidos progressistas busca apoio para a aprovação do projeto de lei em tramitação no Congresso, apresentado pela deputada Érika Hilton (PSOL), que propõe a redução da jornada para 30 horas semanais sem diminuição de salários.
De acordo com os organizadores, o ato é uma oportunidade para pressionar o Congresso, o sistema patronal e mobilizar a sociedade civil em torno dessa causa. “Estamos nas ruas para dar visibilidade a essa luta histórica, e queremos que as entidades levem essa discussão ao Congresso. Nosso objetivo é mobilizar os trabalhadores e pressionar o poder público a aderir à nossa pauta”, afirma Tião da Cut.
Segundo ele, a escolha do local do protesto foi estratégica pois a AeC (empresa de call center) seria conhecida por impor jornadas exaustivas aos seus funcionários, e o ato em frente à unidade de Mangabeira visa dialogar diretamente com esses trabalhadores, além de alcançar os empregados do Shopping Mangabeira nas proximidades.
Durante o protesto haverá panfletagem e discursos políticos para conscientizar sobre a importância da redução da jornada de trabalho. O movimento convida todos os moradores de João Pessoa a participarem do ato e a compartilharem a informação com amigos e familiares. A expectativa é que a manifestação fortaleça a luta por melhores condições de trabalho e demonstre a união da classe trabalhadora em busca de direitos.
Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil – Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix – 40705206000131 (CNPJ)
Cida Alves/Brasil de Fato