Associação Zé da Luz e Academia Bananeirense de Letras e Artes promovem oficina gratuita de literatura de cordel
A Associação Cultural Poeta Zé da Luz, através do cordelista Fábio Mozart, e a Academia Bananeirense de Letras e Artes realizaram oficina de introdução à literatura de cordel, “uma oportunidade para o público entender sobre a história, a importância e a estrutura do gênero literário”, conforme Mozart. O encontro reuniu um padre, um músico e poeta, uma bibliotecária e duas estudantes de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, campus de Bananeiras. A atividade aconteceu no dia 19 de fevereiro, dentro da programação do Festival “Bananeiras em Cores e Versos”, promovido pela ABLA.
Durante a oficina, os participantes puderam colocar em prática o aprendizado através da criação de sextilhas, um estilo de arranjo do gênero literário, e de um cordel coletivo que deverá ser lançado em breve. Segundo o cordelista idealizador do curso, Fábio Mozart, apesar da pouca adesão, a oficina atingiu o objetivo de desenvolver a sensibilidade artística dos participantes por meio da técnica e da produção do cordel brasileiro.
O Projeto “Bananeiras em Prosas e Veros” é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, Secretaria da Cultura da Paraíba, e realização da Academia Bananeirense de Letras e Artes.
Assessoria