GERAL

ASSISTA AO VIVO: Governadores do NE abrem fórum em Teresina com críticas a Temer

Dos nove governadores do Nordeste, oito já estão em Teresina para reunião que irá discutir um plano regional de segurança pública. O início do encontro tem sido marcado por críticas ao governo federal.

Os governadores se mostram insatisfeito e criticam a falta de uma política de Segurança pública nacional. Eles afirmam que o governo federal tenta passar a responsabilidade da segurança para Estados e municípios.

De acordo com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), é preciso uma ação integrada com a participação da União e Estados.

“Aumentou muito a taxa de homicídio que é o crime contra a vida. No caso da  Paraíba dobrou. Triplicou no prazo de apenas sete anos. Não consigo vê a redução da violência como o governo federal colocou. Falta o principal que é a política pública de segurança”, disse.

Segundo ele, a base de toda violência é o tráfico de drogas. Para enfrentar é preciso a unificação das estruturas de segurança. “A rota entra pelas fronteiras. A União tem que ser á responsável pela guarda das fronteiras. É preciso uma unificação básica mínima das forças de segurança. Tem que ter um controle nas fronteiras. Isso passa pela presença do governo federal. Os grupos organizados não respeitam divisas. A segurança é sim responsabilidade do governo federal que tem que assumir isso”, afirmou.

A secretaria de Justiça do Ceará, Socorro França, afirma que a situação do sistema prisional de todo país é  um caos. “Os Estados não podem resolver isso sozinhos. Eles precisam da ajuda do governo federal. Precisamos do Fundo Constitucional da Segurança. Não um empréstimo, mas um fundo. O governo federal precisa ser sensível a isso”, disse.

Os governadores se colocam contra a proposta do governo do presidente Michel Temer de um empréstimo para os Estados. Eles afirmam que é mais uma forma de endividar os Estados. Os governadores querem o fundo.

Neste momento, estão sendo aguardados os governadores do Maranhão, Rio Grande do Norte e Alagoas. Os demais já estão com o governador Wellington Dias em uma sala reservada.

Uma das propostas dos governadores é ação integrada com a criação de uma “Força Tática do Nordeste” para reduzir os assaltos e homicídios. 

O encontro acontece no Coco Bambu e a previsão é encerrar por volta das 12h.

Governadores presentes:

Jackson Barreto (MDB) – Rio Grande do Norte
Renan Filho (PSD) – Alagoas
Rui Costa (PT) – Bahia
Flávio Dino (PC do B) – Maranhão
Ricardo Coutinho (PSD) – Paraíba
Camilo Santana  (PT) – Ceará
Paulo Câmara (PSB) – Pernambuco
Wellington Dias (PT) – Piauí
O governador de Sergipe faltou – Jackson Barreto (MDB) – mas, enviou o vice.

O objetivo do encontro é discutir a implementação de um plano de segurança comum a todos os Estados. Os chefes de Estado também analisará a criação de um fundo nacional para segurança. A proposta foi apresentada pelo governo Federal, na última quinta-feira (1º), em reunião com os líderes estaduais de todo o Brasil. Ao término do encontro, uma coletiva de imprensa está agendada, a partir do meio dia.

Na oportunidade, os governadores irão ler a Carta de Teresina com os pontos aprovados na reunião.

Cidade Verde.com

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo