GERAL

Assembleia reconhece Rádio Tabajara como Patrimônio Cultural da Paraíba

Rádio Tabajara como Patrimônio Cultural da ParaíbaA Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (12), uma Sessão Especial em homenagem aos 124 anos do Jornal A União e aos 80 anos da Rádio Tabajara. A Casa Legislativa reconheceu, durante a solenidade, a Rádio Tabajara como Patrimônio Cultural da Paraíba.
A Sessão foi proposta pelo deputado Hervázio Bezerra e contou com a presença de profissionais de imprensa, auxiliares do Governo do Estado e representantes de entidades de classe. Durante a solenidade, ocorreu também o lançamento do livro do jornalista Josélio Carneiro, obra que reúne 70 depoimentos e uma história contada por meio de 140 fotografias, dos anos 1930 aos dias atuais.
O deputado Hervázio Bezerra destacou que, além de ter sido uma escola de jornalismo para muitos profissionais que atuam na imprensa local e nacional, os veículos oficiais representam a história da Paraíba. “São veículos que levam informação, retratam o dia a dia da população paraibana, informam sobre as ações de governo. Além de um celeiro de profissionais, contam a história do estado”, afirmou.
A superintendente da Rádio Tabajara, Duda Santos, também agradeceu a homenagem da Casa Epitácio Pessoa. “Os paraibanos tiveram a oportunidade de ouvir a narração de grandes jogos da Copa do Mundo, grandes programas de auditório, acontecimentos relevantes. O grande desafio é avançar preservando essa história, que deixa a todos nós muito orgulhosos”, completou.
Já o diretor-administrativo de A União, Murilo Padilha, disse que os profissionais do veículo recebem com satisfação a homenagem da Assembleia. “Somos um dos poucos jornais oficiais em circulação no Brasil, com 124 anos de história contada com muita ética, muito respeito ao leitor”, destacou.
O presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), João Pinto, ressaltou a importância de A União e da Rádio Tabajara para o estado da Paraíba. “São dois veículos com relevantes serviços prestados à sociedade paraibana ao longo desses anos, informando com ética e responsabilidade”, disse.
Participaram ainda da Sessão Especial o deputado João Gonçalves e o ex-deputado Ramalho Leite, também ex-superintendente de A União, entre outras autoridades.
O livro – O livro Rádio Tabajara – Patrimônio Cultural do Estado da Paraíba, de autoria do jornalista Josélio Carneiro, reúne, ao todo, 70 depoimentos, incluindo nomes como Jadir Camargo, Airton José, Ana Paula, Spencer Hartman, Walter Lins e Humberto Lucena.
Em 200 páginas, são contados os principais fatos dos 80 anos da emissora oficial do Governo do Estado, com o auxílio de 140 fotografias, dos anos de 1930 aos dias atuais. “Esse é o segundo livro sobre a história da Rádio Tabajara. Neste segundo momento, contemplamos o depoimento de outros profissionais que fizeram parte da emissora, assim como momentos importantes desse veículo”, explicou Josélio Carneiro.
A radialista Ana Paula começou a história dela na Rádio Tabajara em 1962. Ana Paula pontuou que a obra do jornalista Josélio Carneiro é fundamental para ela e outros profissionais. “Na Rádio Tabajara eu vivi os melhores momentos da minha vida e também passei muitas dificuldades ao lado dos meus colegas. Acho que esse livro ajuda na preservação dessas histórias”, finalizou.
Parlamento PB

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo