Artista passa pela PB antes de expor no Louvre, na França
A artista plástica Renata Cabral, que retrata em telas a beleza e o romantismo femininos, está se consolidando na carreira internacional, mas sem esquecer as origens. A pessoense, que recentemente participou da exposição do Art Brazil, em Miami (EUA), vai abrir uma exposição gratuita de 12 telas no próximo sábado (11), no Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa (CCBNB-Sousa), a partir das 19h30. O “Universo das Madonas” estará aberto ao público até o dia 27 de junho.
A artista, que é autodidata e utiliza a técnica de acrílico sobre tela, também está preparando um novo trabalho que será exposto no Salão de Arte Contemporânea do Museu do Louvre, em Paris, no próximo mês de outubro, em que as madonas terão uma abordagem mais associadas ao mundo da moda.
Os quadros de Renata Cabral retratam o movimento ‘neoexpressionista’ e as madonas caracterizam-se pela presença de enormes olhos, que contrastam com bocas pequenas, em que a sensualidade feminina se neutraliza com o olhar acanhado nas telas. Um traço da artista é o fato de sempre apresentar muitas cores e versatilidade: “Apesar de um conceito diferenciado, a minha arte guarda as características da nossa terra. Como nordestina e paraibana que sou, ponho em minhas mulheres a força e a garra da mulher forte do Sertão, em meio ao seu universo de beleza, delicadeza e feminilidade”, explica Renata.
Renata vem ganhando cada vez mais visibilidade fora do estado e, após três anos, volta a expor na Paraíba. Segundo a pintora, a divulgação do trabalho nas terras paraibanas vem recebendo aceitação do público: “Fico encantada com a receptividade cada vez maior, com a reação das pessoas, de surpresa e alegria diante da minha arte tão colorida, vibrante e rebuscada. A prova disso são as portas se abrindo, e espaços sempre disponíveis para expor o meu trabalho”, revela.
Em 2014, Renata Cabral recebeu o prêmio Art Pop de Criação, na Categoria Painel Artístico, pela Academia de Artes do Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Já em 2013, ela expôs na I Mostra Livre de Artes Visuais do Festival do Instituto de Artes da Universidade de Campinas, em São Paulo, com a exposição intitulada “Somos”. Em 2012, apresentou trabalhos na Exposição Regional no Projeto Arte na Empresa, pela Energisa. E em 2010, participou da exposição coletiva no Museu Carmen Miranda, em Portugal, e do 28º Salão de Artes de Rio Claro, recebendo menção honrosa.
Portal Correio