Arte na Empresa apresenta exposição ‘Segredo’ de Jô Cortez
Com a proposta de refletir sobre a liberdade e o ‘ser livre’, a artista plástica Jo Cortez, através do projeto Arte na Empresa, terá suas 12 obras da exposição ‘Segredo’ para o público no Hall de Exposições Energisa. “Todos temos as nossas gaiolas, várias… De algumas tentamos sair e não conseguimos. De outras saímos e queremos voltar. E ainda de tantas outras com singularidades tão parecidas com nós mesmos – gaiolas construídas por nossas próprias mãos”, revela Jo Cortez. A exposição convida a um ‘voo poético’ para resgatar laços da infância e da intimidade de cada espectador.
Paraibana, a artista plástica cresceu entre flores do mato, banhos de chuva, pé na lama e um cachorro vira-lata. Cenários e elementos que a ajudaram a construir o seu eu e o seu trabalho. Filha de fotógrafos, Cortez é formada em Artes Visuais, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 15 anos de carreira. Fazer arte atendeu ao desejo de comunicar e provocar reflexões de forma criativa.
A filosofia é a base da obra de Jo Cortez que procura também pela vida simples e pura, como na infância. “Busco a lacuna que existe entre as palavras e as coisas, entre a linguagem e a realidade. Porque tem coisas que as palavras não conseguem dizer”, conta.
Em sua segunda exposição na Energisa – a primeira em 2008, no início do projeto Arte na Empresa – Jo Cortez traz trabalhos com traço único, característico, que já ocupou diversas galerias, mostras e festivais na Paraíba e também em outros estados, como o Rio de Janeiro.
“Esqueça a gaiola, ela não é importante. Encontrar a verdadeira chave, saber abrir e fechar, entender o porquê de entrar e quando sair, saber usá-la é conhecer o segredo”, afirma.
A exposição ‘Segredo’, de Jo Cortez, fica em cartaz de janeiro a abril, nas galerias da Energisa de João Pessoa, Campina Grande e Patos.
Serviço:
Arte na Empresa
Exposição ‘Segredo’ – Jô Cortez
De 10 de janeiro a 17 de Fevereiro
Hall de Exposições Energisa – Energisa Paraíba
BR 230, KM 25, Cristo Redentor, João Pessoa – PB
Das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Entrada franca
DIÁRIOPB com Assessoria