GERAL

Arqueira indígena amazonense se classifica em 1º lugar para o Pan-Americano de Lima 2019

Arqueira indígena amazonenseA arqueira indígena amazonense Graziela Paulino dos Santos, de 23 anos, a Yaci da etnia Karapana, se classificou em 1º lugar para participar e competir nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, previsto para acontecer entre 26 de julho a 11 de agosto, em Lima, no Peru. Agora, a atleta vai representar o Brasil na competição. Graziela recebe apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) pelo Projeto de Arquearia Indígena.

A seletiva para a classificação ao Pan de Lima aconteceu neste final de semana na cidade de Maracá, no Rio de Janeiro. Pelas redes sociais, Graziela Yaci comemorou a conquista. “Estou muito feliz, foi uma seletiva na qual tive um excelente resultado, bati meu recorde pessoal na pontuação e atirei como gente grande”, festejou a jovem atleta indígena. “Eu ainda tenho muito que trabalhar e melhorar ainda mais”, reforçou.

Os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 serão um evento multiesportivo com dezessete dias de competições e previsto para receber 6.690 atletas de 41 países em 424 competições de 39 modalidades. “Agora vou ficar concentrada treinando com o técnico da Seleção Brasileira e com os outros atletas até a data do Mundial de Tiro com Arco na Holanda”, reforçou a amazonense.

Mundial de Tiro com Arco

Antes da confirmação para o Pan, Graziela Yaci já havia conseguido outro feito inédito neste ano: a classificação dela para o Mundial de Tiro com Arco, que acontece neste mês de junho, na Holanda. Graziela será a primeira atleta amazonense a representar o Brasil no mundial, que serve como etapa classificatória para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020.

Antes disso, em março, a atleta indígena Graziela Yaci já havia alcançado também outra conquista. Ela participou do Grand Prix do México de Tiro com Arco, disputado na cidade de Monterrey, no México, e levou para casa medalha de prata na competição.

Arquearia Indígena

Graziela integra o Projeto de Arquearia Indígena no Amazonas, uma parceria entre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e a Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco), com objetivo de contribuir e apoiar diretamente para a promoção e o fortalecimento da cultura, imagem e autoestima das populações indígenas no Estado do Amazonas.

Através do projeto, Graziela e outros arqueiros indígenas do Amazonas recebem acompanhamento, instrução, avaliação, treinamento e alimentação para crescer no esporte e disputar competições regionais, nacionais e internacionais. Desenvolvido desde 2013, o projeto tem parceria com o Banco Bradesco e apoio da Confederação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), e patrocínio das Lojas Bemol, Fogás, Val Group, além de apoio da Latam, Bradesco, Accor Hotéis Centro Educacional La Salle e Faculdade La Salle, por Meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Fas Amazonas

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo