Após aprovação de lei ser criticada, vereadores de João Pessoa se reúnem com procuradora e comunidade LGBQIAPN+
Os vereadores de João Pessoa participaram de reunião, nesta terça-feira (14), com a procuradora da República, Janaína Andrade, e representantes da comunidade LGBTQIAPN+. O encontro foi solicitado ao presidente da Casa, Dinho Dowsley, para a discussão de políticas públicas voltadas para o combate ao preconceito e a homofobia.
Na última semana, os veradores aprovaram uma lei considerada anticonstitcuiconal pela comunidade em que proibia crianças de participarem de eventos LGBTQIAPNB+.
A reunião ocorreu poucos dias antes da 22ª Parada LGBTQIAPNB+ de João Pessoa, prevista para acontecer em 19 de novembro, na Orla do Cabo Branco. O evento tem como lema “Diáspora de todas as cores: Antirracista, cultura e ®existência”. Na reunião, os vereadores foram convidados a participar do evento.
Durante o encontro, os vereadores ouviram relatos sobre os crescentes casos de violência contra pessoass LGBTQIAP+ e pediram para serem ouvidos em relação a matérias em tramitação na Casa.
Sobre os casos de violência, houve o relato sobre aumento nos casos de morte. Em 2021, para citar o último recorte contabilizado no país, houve pelo menos 316 mortes violentas de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo (LGBTI+). Esse número representa um aumento de 33,3% em relação ao ano anterior.
Além de Janaína Andrade, estiveram presentes Andreina Villarim, presidente da Associação de Pessoas Travestis da Paraíba; Felipe Santos, representante da Comunidade LGBQIAPN+ e vice-presidente do Movimento do Espírito Lilás e Fernando Domingos, do Coletivo LGBTQIA+ Resistência.