SAÚDE

Após alta de casos na Paraíba, SES reforça orientações para prevenção contra Covid-19

Nesta segunda-feira (14), Secretaria registrou 1.016 novos casos e dois óbitos em decorrência da doença, no estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (14) uma Nota Informativa reforçando as orientações de isolamento e cuidados individuais contra a Covid-19. As recomendações têm como base o aumento de notificações de casos e a circulação de duas sublinhagens do vírus (BQ.1* e BA.5.3.1) em outros estados. Nesta segunda, a SES registrou 1.016 novos casos e dois óbitos em decorrência da doença, no estado.O uso de máscaras, a higiene das mãos, a vacina em tempo oportuno e o isolamento de pacientes entre 5 e 10 dias são os cuidados apontados no documento de orientação.

A nota orienta que em caso de sintomas seja realizada a testagem para diagnóstico e isolamento de casos positivos. Os testes também são importantes para que seja feito o sequenciamento genético e identificação de variantes em circulação.

Em relação ao isolamento, devem ser  seguidos os critérios: até 7 dias completos do início dos sintomas, caso a pessoa não apresente febre e não faça uso de medicamentos antitérmicos há 24h; até 5 dias completos do início do sintoma em caso de teste indetectável  desde que permaneça afebril, sem o uso de medicamentos para controle da febre há pelo menos 24 horas e sem sintomas respiratórios.

Caso a pessoa permaneça sem melhora dos sintomas respiratórios, ou tiver febre no 7º dia completo após o início dos sintomas, ou apresente novo exame positivo para SARSCoV-2 realizado a partir do 5º dia completo do início dos sintomas, deve ser mantido o isolamento respiratório domiciliar até o 10º dia completo.

De acordo com a secretária de estado da Saúde, Renata Nóbrega, o intuito da SES é reforçar as medidas sanitárias já conhecidas e, sobretudo, as coberturas vacinais contra a covid-19. “Orientamos a população que intensifique a higiene das mãos, seja pela lavagem, ou pelo uso de álcool a 70%, que façam uso de máscara em ambientes fechados, mal ventilados, locais com aglomeração e nos serviços de saúde. Reforçamos ainda que quem está com dose de vacina covid-19 atrasada, ou já está em tempo de receber alguma etapa do esquema vacinal, procure a sala de vacinação mais próxima para atualizar o cartão de vacinas, de acordo com a faixa etária”, ressalta.

Nesta segunda (14)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 1.016 casos de Covid-19. Entre os casos confirmados neste boletim, quatro são moderados ou graves e 1.012 são leves.

Também foram confirmados dois novos óbitos. As vítimas são homens, com idades de 56 e 76 anos, residentes dos municípios de Arara e João Pessoa.

Até o momento, a cobertura vacinal no estado para a primeira dose de reforço na população com 12 anos ou mais é de 62,39%. Em relação ao segundo reforço nos indivíduos com idade a partir de 30 anos, a Paraíba tem 20,56% de cobertura na população contemplada.

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 26%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 83%. Em Campina Grande, estão ocupados 25% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 17% dos leitos de UTI para adultos.

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo