BRASIL

Apenas 23 municípios têm população maior que as prisões brasileiras

Há duas semanas, o Brasil chegou a impressionante marca de 812.564 pessoas presas, de acordo com o Banco de Monitoramento de Prisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Se fosse um município, o sistema penitenciário brasileiro teria a 24ª população do país, logo atrás de Nova Iguaçu (RJ), que tem 818.875 habitantes e à frente da capital da Paraíba, João Pessoa, que acumula 800.323 munícipes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desse total de presos, 337 mil, ou 41,5% da população carcerária, são provisórios, ou seja, aguardam julgamento. O índice pode ser ainda maior por dois motivos: o banco de dados do CNJ é alimentado diariamente pelos estados. Porém, São Paulo e Rio Grande do Sul ainda não enviaram os números de todos os seus municípios. Outro componente que deve fazer esse número subir é que há 366,5 mil mandados de prisão pendentes no Brasil.

O último levantamento elaborado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, em 2016, apontava que a população carcerária brasileira era de 726 mil pessoas. Em apenas dois anos, são quase cem mil presos a mais.

Os números garantem ao Brasil uma posição nada confortável no ranking de países com maiores populações carcerárias atrás somente dos EUA, com 2,1 milhões de presos, e da China, que mantém 1,6 milhão de pessoas encarceradas.

Brasil de Fato

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo