Ano dos Botafogos? Homônimos de Rio, São Paulo e Paraíba vivem grandes fases nas séries A, B e C
Coincidência de sucesso no país e que demonstra surpreendentes resultados dentro de campo, com os homônimos Botafogo, Botafogo-SP e Botafogo-PB em posições de destaques
Botafogo, Botafogo-SP e Botafogo-PB estão se destacando nas séries A, B e C — Foto: Arte: Cisco Nobre / ge
Um cenário que até pouco tempo parecia improvável, especialmente pelos desempenhos de dois dos três times nos campeonatos estaduais, mas que agora tem sido recheado de coincidências, bons desempenhos dentro de campo e, acima de tudo, posições de destaques nas tabelas de classificações pelo Brasil. Os três Botafogos, o do Rio de Janeiro, o de São Paulo e o da Paraíba, têm superado as expectativas e alçado salto de evidência nas séries A, B e C do Brasileirão.
O Botafogo, que é o grande destaque dos três, recentemente viveu um forte atrito na relação entre clube, torcida e o técnico Luís Castro. O Glorioso, que está liderando a Série A do Campeonato Brasileiro, acumulando impressionantes 15 pontos em seis rodadas, sequer avançou às semifinais do Campeonato Carioca de 2023. O baixo desempenho na Taça Guanabara — 5° colocado — colocou o time na Taça Rio, e deixou os torcedores receosos com uma possível perda de vaga à Copa do Brasil do ano que vem.
Depois da conquista da Taça Rio, ao derrotar a Portuguesa-RJ, o Fogão encontrou, dentro de campo, um caminho prolífero, com futebol vistoso e também vitorioso. Na Série A do Brasileirão, comandado por Tiquinho Soares, que é o artilheiro da competição, com seis gols, o time tem cinco vitórias e apenas uma derrota em seis partidas.
Diferentemente dos seus xarás, o Botafogo-SP fez uma digna exibição no Campeonato Paulista. Em um grupo difícil, o A, com Bragantino, Santos e Inter de Limeira, a Pantera se impôs e conquistou 14 pontos de 36 possíveis. Com isso, avançou na vice-liderança da chave, deixando para trás o Peixe. Já nas quartas, o time de Ribeirão Preto encontrou o mesmo rival da fase de grupos, o time de Bragança Paulista, e acabou perdendo por 2 a 0.
Tárik celebra gol do Botafogo-SP com Jean Victor — Foto: Ricardo Oliveira/Divulgação/Botafogo
Já na Série B do Campeonato Brasileiro de 2023, o Tricolor está na quinta colocação, empatado em número de pontos — 12 — com o Guarani, que é o último clube do G-4. Até aqui, o Botafogo-SP fez seis partidas, venceu quatro e perdeu duas.
O Botafogo-PB, por sua vez, é o clube que está há mais tempo na Série C de maneira consecutiva: 10 temporadas, contando 2023. O Belo foi muito mal no primeiro semestre, tendo sido eliminado ainda na segunda fase preliminar da Copa do Nordeste, na primeira fase da Copa do Brasil e saindo do Campeonato Paraibano com uma goleada por 5 a 1 para o Sousa na semifinal.
Mas, a partir da chegada do técnico Felipe Surian e de toda a reformulação no elenco, o Alvinegro da Estrela Vermelha mudou da água para o vinho. O time de João Pessoa está invicto na Terceirona: três partidas, duas vitórias e um empate. Com isso, está na quarta colocação, empatado com sete pontos com o Ypiranga-RS, que é o terceiro.
Botafogo-PB após o empate diante do América-RN — Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB
A trajetória positiva neste início de Brasileirão dos xarás carioca, paulista e paraibano faz as torcidas celebrarem o desempenho acima das expectativas e acreditarem que, dentro de campo, os times conseguiram marcas expressivas que tentam alcançar. O Botafogo, de Tiquinho Soares e companhia, busca quebrar o jejum de grandes títulos conquistados em General Severiano. Há mais de 25 anos sem vencer um grande torneio, o Fogão se espelha no time de Túlio Maravilha, que foi campeão Brasileiro em 1995.
O Botafogo-SP, por sua vez, mira alcançar novamente a Série A do Campeonato Brasileiro, fato que não acontece desde 2001, quando foi rebaixado para a Segundona. O Botafogo-PB, por fim, há 10 anos de forma consecutiva na Série C, espera, enfim, alcançar o tão sonhado acesso à Série B.
Botafogo campeão brasileiro de 1995 — Foto: Reprodução/Twitter
ge PARAÍBA