CULTURA

Animação “Natureza” ganha vida na exposição “Cores que Falam” na Usina Cultural Energisa

Frame 1 da animação “Natureza” – Título: JENNY – 2022 | Nadja Carvalho – Acrílico em tela 60×60

Por Sérgio Ricardo/DiarioPB – A exposição “Cores que Falam”, do projeto LAB OCUPAÇÃO ARTES VISUAIS USINA CULTURAL ENERGISA | JOÃO PESSOA/PB, ganha um destaque especial com a exibição do vídeo de animação “Natureza”, com duração de 5 minutos e 54 segundos. A obra visualiza e movimenta as pinturas, da artista plástica Nadja Carvalho, trazendo um olhar singular sobre a interação entre arte e meio ambiente.

A produção da animação ficou sob a responsabilidade da DSCOM Agência de Comunicação, que cuidou da fotografia, edição de imagem, animação e som. Foram 26 horas de trabalho minucioso para dar movimento aos elementos das telas, promovendo uma experiência sensorial e imersiva ao público. A técnica envolveu a movimentação de elementos em doze quadros por segundo, permitindo que pessoas, formigas, abelhas, borboletas e outros seres vivos retratados nas pinturas ganhassem vida na tela digital.

Um convite à reflexão ambiental

A obra Instalativa “Natureza” (2025) integra duas séries de pinturas em acrílico sobre tela: a Série Flores (04 telas) e a Série Cores (04 telas). As telas harmonizam cores e texturas que ressaltam a beleza da fauna e flora, promovendo uma reflexão sobre a importância da preservação ambiental. O vídeo culmina com a imagem de “olhos de gato” posicionados dentro de planetas, simbolizando um olhar atento e vigilante para com a natureza. A mensagem é clara e potente: é preciso cuidar do meio ambiente.  Uma espécie de “pulo do gato” numa linguagem audiovisual divertida.

Com direção e pinturas de Nadja Carvalho, e edição, animação e som de Sérgio Ricardo Santos, o vídeo incorpora memórias afetivas e faz referência à música “Deixa eu bagunçar você”, de Liniker, a cena da tela de título “Magenta Forte” promove um empoderamento que emociona. Entre os elementos retratados destacam-se: araras, formigas, abelhas, grilos, besouros, libélulas e borboletas, além de um autorretrato da artista.

Sobre Nadja Carvalho

A artista é natural do Rio de Janeiro, mas desde cedo passou a residir em diversas cidades do Brasil, como Olinda, Recife, Campina Grande, São Luís, João Pessoa, São Paulo, e também mais recentemente veio a residir em Aveiro (Portugal). Formada em Comunicação, possui mestrado em Sociologia, doutorado em Semiótica e pós-doutorado em Vídeo Celular. Além de atuar na área acadêmica, sua paixão pelo desenho e pela pintura sempre esteve presente. Atualmente, dedica-se às artes visuais por meio de telas e vídeos de curta duração, explorando novas formas de expressão artística.

Serviço

Exposição – Cores que Falam: Manipulação e Percepção

Curadoria: Alena Sá

Artistas: Lola Pinto, Luiza Bié, Maya Oliveira, Nadja Carvalho, Retiel

Data: 03 a 30 de abril de 2025

Local: Usina Cultural Energisa

Rua João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá, João Pessoa/PB

Mais informações: www.labocupacao.art.br

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo