Anatel libera ativação do 5G no Brasil inteiro 14 meses antes do previsto
O sinal do 5G já está funcionando em 770 cidades, com a cobertura atendendo 35 milhões de usuários, com velocidade média de 300 megabits por segundo
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta terça-feira (26) que a ativação da internet móvel de quinta geração (5G) foi liberada em todas as 5.500 cidades brasileiras. O sinal do 5G já está funcionando em 770 cidades, com a cobertura atendendo 35 milhões de usuários, com velocidade média de 300 megabits por segundo. O trabalho de limpeza foi feito pela EAF (Entidade Administradora da Faixa), criada conforme previsão do edital do 5G, justamente para atuar nessa atividade, em parceria com a Anatel. A atividade contou com um orçamento de R$ 3,5 bilhões.
“Pelas regras do edital, deveríamos ter cerca de cem cidades cobertas pelo 5G”, afirmou o conselheiro da Anatel, Vinícius Caram, em entrevista coletiva à imprensa. “Nós conseguimos fazer um trabalho célere para limpeza da faixa, e as operadoras viram que o modelo de negócio era interessante, antecipando a ativação do sinal”.
Para viabilizar a medida, era necessária a limpeza da faixa de 3,5 Ghz, que foi destinado ao tráfego do sinal de 5G. A limpeza da faixa consistiu em migrar o sinal das parabólicas da banda C para a banda KU. Foram desocupadas em torno de 1,4 mil estações de radiodifusão. Outra medida foi a instalação de 5 milhões de kits com filtros nas parabólicas. A população continuará tendo acesso à televisão aberta, sem interferência do sinal da internet.
As operadoras têm até 31 de julho de 2025 para implantar o 5G nos municípios que têm população igual ou superior a 500 mil habitantes, e até 31 de julho de 2026 para aqueles com população igual ou superior a 200 mil habitantes. Um ano depois, os serviços de 5h precisam chegar a cidades que têm a partir de 100 mil moradores. O cronograma do restante das cidades vai até 2029.