Ambev tem lucro líquido ajustado de R$ 2,9 bilhões no 1º trimestre

garrafasA gigante de bebidas Ambev teve lucro líquido ajustado de R$ 2,9 bilhões de janeiro a março, queda de 2,4% sobre o mesmo período do ano anterior, informou nesta quarta-feira (4).

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado ficou em R$ 5,26 bilhões, avanço anual de 3,8%.

A receita líquida avançou 7,4%, a R$ 11,57 bilhões, enquanto o volume vendido consolidado caiu 7,5%.

A empresa teve um início de ano fraco no Brasil, com queda de 8,5% no volume vendido no país e com baixa de 10% no volume de cerveja. Além do cenário recessivo da economia, a empresa disse que foi impactada pela base difícil de comparação com o Carnaval mais cedo e aumentos de preço para mitigar impostos, o que também levou a perda na participação de mercado.

“Nossos resultados do primeiro trimestre confirmaram que 2016 será um ano desafiador”, disse a empresa, acrescentando porém, que o desempenho do primeiro trimestre havia sido antecipado.

“Esperamos que nossa performance de receita líquida e Ebitda acelere nos próximos trimestres, principalmente no Brasil”. A Ambev afirmou que, apesar de o cenário econômico continuar adverso no país, a base de comparação difícil do primeiro trimestre já passou “e os volumes de abril refletem isso, com uma tendência significativamente melhor do que os meses anteriores”, disse, reiterando projeções para o país no ano.

A receita líquida no Brasil caiu 4%, a R$ 6,26 bilhões. No exterior, houve crescimento da receita de 1,8% na América Latina Norte, alta de 62,3% na América Central e Caribe, aumento de 13,1% na América Latina Sul e incremento de 32,3% no Canadá.

O lucro líquido da Ambev foi impactado ainda por resultado financeiro negativo em R$ 1,17 bilhão, ante despesa de R$ 481,7 milhões um ano antes.

O custo dos produtos vendidos subiu 9,6%, enquanto as despesas com vendas, gerais e administrativas avançaram 11,7% sobre o primeiro trimestre do ano passado.

Garrafas de vidro
“Estamos dando particular ênfase à nossa estratégia de embalagens econômicas, com as garrafas de vidro retornáveis ganhando peso de maneira significativa em nosso portfólio pela primeira vez em muitos anos. Mas não somente isso. Quando analisamos a evolução de todas as nossas cinco plataformas comerciais no 1T16, nos sentimos confiantes em relação às nossas estratégias para entregar em 2016, ao mesmo tempo em que construímos o caminho para nosso crescimento no longo prazo”, diz o balanço da empresa.

G1

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo