Amazonino vence 2º turno da eleição no AM em todas zonas eleitorais de Manaus
O governador eleito do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), venceu em todas as 13 das zonas eleitorais de Manaus no segundo turno da eleição suplementar ocorrida neste domingo (27). O político venceu Eduardo Braga (PMDB). É a 4ª vez que ele ocupará o cargo no estado.
Mendes venceu com maior porcentagem na 2ª Zona Eleitoral, com 68,94% dos votos válidos (28.397 votos). A área compreende bairros como Aleixo, Chapada, Flores e Parque Dez de Novembro.
Já Eduardo Braga teve a sua maior votação na 31ª Zona, que abrange bairros Como Betânia, Colônia Oliveira Machado, Crespo, Educandos, Mauazinho, Morro da Liberdade, Santa Luzia, São Lázaro, além de Vila Buriti. Ele teve 48,42% dos votos válidos (19.989 votos).
No primeiro turno, Amazonino também venceu em todas as zonas de Manaus.
O político retorna ao poder após cinco anos longe da vida pública – seu último cargo havia sido o de prefeito de Manaus (2009-2012). Ele não tentou a reeleição ao fim do mandato. Amazonino já ocupou outras três vezes o cargo de governador (foi eleito em 1986 e em 1994, sendo reeleito em 1998). Também foi prefeito de Manaus em outras três oportunidades, além de ter conquistado o mandato de senador da República.
O vice dele é Bosco Saraiva (PSDB), deputado estadual. Sua coligação é formada pelos partidos PDT, DEM, PV, PSDB, PSD, PRB e PSC. No primeiro turno, Amazonino teve 38,77% dos votos válidos. Ele irá ficar no cargo pelo período tampão, até o fim de 2018, já que José Melo, eleito em 2014, foi cassado por compra de votos.
A eleição no Amazonas foi determinada após a cassação dos mandatos do ex-governador, José Melo, e do vice, Henrique Oliveira, por compra de votos nas eleições de 2014. O presidente da Assembleia Legislativa do estado, Davi Almeida, do PSD, assumiu o governo interinamente. O pleito chegou a ser suspenso por determinação do ministro Ricardo Levandowski em 28 de junho.
G1