GERAL

Aesa registra chuvas acima da média histórica na Capital, com aumento de 22%

chuva em jpA Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou chuvas acima do esperado em João Pessoa. Durante o mês de maio, a média histórica dos últimos 30 anos na capital é de 283 milímetros, mas até a manhã desta terça-feira (31), a Sala de Situação do Governo do Estado já havia anotado 344 milímetros.

O aumento de 22% foi provocado, em parte, pelas fortes chuvas que atingiram a Capital na segunda-feira (30). Em apenas 12 horas choveu quase metade do que era esperado para todo o mês inteiro. “João Pessoa é a cidade onde mais choveu este ano. De janeiro pra cá já foram 1.064,5 milímetros. Na sequência temos Cabedelo, com 1.018 milímetros e Alhandra com 1.003,1 milímetros”, informou a meteorologista Marle Bandeira.

De acordo com o meteorologista Flaviano Fernandes Ferreira, os altos índices pluviométricos na região do Litoral na segunda-feira foram provocados pela concentração de umidade, juntamente com o aquecimento das águas na costa do oceano Atlântico. “O fenômeno meteorológico começou a se desenvolver em frente à costa da Alagoas por volta das 3 horas da manhã e depois seguiu em direção a Pernambuco e Paraíba. Começou a chover forte em Pitimbu por volta das 4 horas da manhã e em João Pessoa o período de maior índice pluviométrico iniciou às 8 horas”, explicou.

Previsão – Houve uma diminuição na nebulosidade em praticamente toda a Paraíba, com isto, não são esperadas fortes chuvas até a manhã desta quarta-feira (1º). “Existem nuvens do tipo baixa sobre as regiões do Agreste, Brejo, Litoral e parte do Sertão. Com isso, existe a possibilidade de ocorrência de chuva esparsa e localizada no decorrer do dia”, informou Marle Bandeira.

DIÁRIOPB com Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo