Aeroviários farão paralisação por 24 horas a partir da 0h desta quinta-feira
Os aeroviários do município do Rio farão uma paralisação por 24 horas nos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim/Galeão, a partir da meia-noite desta quarta-feira. Segundo José de Andrade Cruz, vice-presidente do Sindicato Municipal dos Aeroviários do Rio (Simarj), os trabalhadores exigem melhores condições de trabalho e a assinatura da convenção coletiva de trabalho.
— A convenção não é assinada desde 1º de dezembro. Estamos tentando e não estamos conseguindo a assinatura porque os patrões não estão dando o que pedimos. Não tivemos aumento real. Eles não querem melhorar a cesta básica, nem dar o abono Copa do Mundo. Só no Rio de Janeiro serão mais de mil voos extras para o evento esportivo e ninguém foi contratado. Vamos trabalhar mais, nada mais justo que uma remuneração extra — diz.
José explica que 70% do pessoal que trabalha em terra — como mecânicos e responsáveis pelo check in — deverão fazer a paralisação.
Por meio de nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que “está acompanhando a situação e os eventuais impactos nas operações”. A agência explica que as “empresas aéreas possuem planos de contingência elaborados para o período da Copa”.