GERAL

Ação itinerante chama atenção sobre doação de órgãos em João Pessoa

doação de órgãosA Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central de Transplantes da Paraíba, participa, nesta sexta-feira (5), a partir das 12h, da abertura do projeto itinerante “Gesto de Herói – o poder de doar vida”, que chama atenção sobre a doação de órgãos. A ação acontece no Shopping Tambiá, no Centro de João Pessoa.

A campanha é realizada pelo Ministério da Saúde e a Fundação Faculdade de Medicina, da Universidade de São Paulo (USP), e já percorreu os estados do Acre, Amazonas, Pará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. Até o fim de 2016, ela seguirá pelas capitais de Goiás, Mato Grosso do Sul e Sergipe. A exposição fica em João Pessoa no período de 5 a 14 de agosto.

A ação tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância do tema e, principalmente, colocá-lo em pauta nas discussões familiares. Isso porque a recusa da doação pela família ainda é uma grande barreira para potenciais doadores no país, principalmente, nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

“A Central acolhe o projeto e espera que venha trazer bons resultados no que diz respeito às doações, visto que temos um alto índice de negativa familiar aqui no nosso estado”, disse a diretora geral da Central de Transplantes, da Paraíba, Gyanna Lys Montenegro.

Durante os 10 dias, o estande do projeto ficará disponível para a população esclarecer as principais dúvidas relacionadas à doação e transplante de órgãos. Além da exibição de depoimentos reais de familiares de doadores falecidos e pacientes transplantados, os visitantes contarão com painéis explicativos sobre o processo e, ainda, a presença de especialistas em doação e transplante para responder perguntas.

O evento contará com a participação do coordenador geral do projeto, Leonardo Borges, e o coordenador de Enfermagem, Edvaldo Leal.

Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo