Academias de Bananeiras e Solânea se reúnem para firmar convênio de cooperação cultural
A Academia Bananeirense de Letras e Artes recebeu neste sábado (25) em sua sede os diretores da Academia Solanense de Letras, em iniciativa inédita. Na oportunidade, as duas instituições assinaram convênio de cooperação cultural com vistas a ações conjuntas, “somando e convergindo esforços, mobilizando seus recursos, seus agentes e serviços, bem como outras entidades que manifestem desejo de atuarem em parceria, com vistas à execução dos projetos em comum”.
A poetisa Terezinha Campos, Presidente da Academia Bananeirense de Letras e Artes, fez fala de recepção aos participantes e convidados, dando boas-vindas e destacando a importância da literatura para o desenvolvimento cultural e social para as duas cidades coirmãs. A atriz e professora Djanira Meneses, Presidente da Academia Solanense de Letras, disse que Bananeiras e Solânea são cidades próximas na geografia e que têm origem comum, destacando a importância das duas academias de letras para o incentivo às atividades da educação e cultura, potencializando esse movimento com a união das entidades congêneres.
O radialista Fábio Mozart destacou o primeiro projeto que poderá nascer a partir da assinatura do Convênio de Cooperação entre as duas academias, que é a produção de programa de rádio, em edição mensal, para divulgar as atividades acadêmicas.
Oséas Almeida Neto, vice-presidente da Academia Solanense de Letras e Artes, afirmou que o trabalho em conjunto é louvável, “mesmo porque teremos oportunidade de estabelecer relações de cooperação e paz, criando mecanismos de apoio mútuo, buscando as histórias dos nossos ancestrais que fazem parte da cultura das duas cidades, de origem comum”.
Djanira Meneses apresentou projeto de produção de uma revista literária com a produção dos acadêmicos das duas instituições, para circular em formato impresso no final do ano de 2025. Aproveitou para convidar a Academia Bananeirense de Letras para participar da 4ª Feira Literária de Solânea que será realizada em setembro. Na mesma linha, o acadêmico Joilson Custódio convocou a Academia Solanense de Letras para estar no festival cultural Bananeiras em Cores e Versos, de 18 a 22 de fevereiro próximo.
A escritora Carla Sousa Salvador falou em nome do Secretário de Cultura de Solânea, Tiago Salvador, o qual manifesta seu apoio à celebração do convênio entra as duas entidades. “Estaremos prontos para contribuir com os projetos concebidos pelas duas academias”, afirmou.
Também apresentaram suas opiniões de apoio os acadêmicos Padre Mauro Ribeiro, Kelson Kizz, Chicco Mello e Manuel Luiz. Na comitiva de Solânea estiveram ainda o escritor José Francisco de Araújo e o poeta Chico Mello.
Assessoria