CULTURA

Academia encerra primeira etapa do projeto Feira de Cordel em João Pessoa

Da esquerda para a direita: Fábio Mozart, Merlanio Maia, Robson Jampa, Arnaldo Melo e Leonardo Leal

O Projeto Feira de Cordel encerrou sua primeira etapa neste domingo, 25, na feirinha de artesanato de Tambaú, com venda de cordéis e apresentações de artistas populares, parceria com a Funjope. Participaram diversos poetas, cantoras, cantores e artistas plásticos no período de 26 de maio a 25 de junho, sob a coordenação de Merlânio Maia e Claudete Gomes, vice-presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. “Agradecemos a Marcus Alves, Diretor Executivo da Funjope, pelo apoio ao nosso projeto que pretende ser permanente, no intuito de mostrar aos visitantes da capital a importância e o valor de nossa cultura”, disse ele.

Participaram ativamente dessa etapa do projeto o próprio Merlânio Maia, Claudete Gomes, Robson Jampa, Arnaldo Melo, Manoel Belizário Neto, Dalmo Oliveira, Neto Ferreira, Josafá de Orós, Marconi Araújo, Raniery Abrantes, Thiago Alves, Bodão Ferreira, Sheilla Virgínia, Annecy Venâncio, Cíntia Moreira, Chico Mulungu, Melchior Machado, Bento Júnior, Grupo Regional Eita, gravurista Mané Gostoso e os poetas juvenis Nathan Silva e Felipe Emmanuel, além de alunos da Escola Municipal Padre Serrão.

O projeto tem como objetivo a promoção do gênero cordel que se produz na Paraíba, com os poetas da ACVPB dispondo de espaço para venda de seus folhetos e xilogravuras. A Academia deverá combinar com a Funjope o prosseguimento da feira de cordel no mesmo local ou em outro espaço público, visando a sustentabilidade e valorização dos saberes dos autores paraibanos que se dedicam a este gênero literário tradicional.

EM CAMPINA GRANDE

Josafá de Orós, Pedro Santos e Neto Ferreira

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba está atuando em duas frentes neste período junino. Em João Pessoa com o projeto Feira de Cordel e na cidade de Campina Grande estamos presentes no Salão de Artesanato Paraibano, com estande para exposição e venda de cordéis e xilogravuras e participação dos nossos artistas em saraus que ocorrem às terças-feiras, às 18 horas na praça da alimentação. No dia 27, teremos sarau com vários poetas e posse de novos associados.

Os poetas Neto Ferreira e Josafá de Orós recepcionam os visitantes no espaço da ACVPB. O Secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, visitou o espaço dos cordelistas no Salão de Artesanato e destacou que as iniciativas da Academia em prol da difusão do cordel brasileiro, especialmente paraibano, merecem aplausos ao buscar ações para preservar essa manifestação da nossa cultura.

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo