CRÔNICAS DO COTIDIANO

A aversão à democracia

O Brasil vive, no momento, um fenômeno patológico que causa muita preocupação: a aversão à democracia. Pior do que o desinteresse de boa parte da população pela política é a apatia das pessoas perante os fatos sociais. Parte da sociedade brasileira está sendo estimulada a se engajar politicamente no sentido contrário ao que se define como Estado Democrático de Direito.

Lideranças que não conseguem conviver com a democracia, procuram desrespeitar o pluralismo cultural, exacerbando a tensão entre a experiência democrática e o comportamento político de viés autoritário. A visão de mundo da extrema direita, tentando construir um ambiente favorável às suas ideias golpistas, para, assim, alcançarem legitimidade do poder despótico.

O que se vê, são armadilhas conservadoras com a intenção de ludibriar as massas, via populismo, para manipulação eleitoral. Grupos minoritários, representativos de ideologias extremadas, conspiram contra a paz social e as instituições democráticas que regem a República, promovendo atos públicos atentatórios aos direitos fundamentais e aos princípios básicos do exercício pleno da cidadania.

Alceu Amoroso Lima afirmava que “a democracia é um regime de convivência, e não de exclusão. Baseia-se na liberdade, como meio de chegar à ordem”. Então, qualquer ação golpista, se afirma em antagonismo ao que ele proclamava, pois, a História Universal tem demonstrado que “os sistemas totalitários que se apresentam perfeitos e oniscientes, são irresponsáveis e inconsequentes”, segundo Ulysses Guimarães.

É inadmissível que a vontade de poder de um líder populista, assuma uma espécie de encarnação divina, com feição idolátrica. A coesão ideológica conquistada, no núcleo duro dos seus seguidores, faz com que se manifeste permanentemente em atrito com os que defendem o ordenamento constitucional.

Ainda bem que as instituições brasileiras vêm se revelando portadoras de anticorpos para combater o vírus letal do golpismo, possibilitando a unificação de forças em torno da defesa do Estado Democrático de Direito. Ditadura nunca mais.

Rui Leitão

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Rui Leitao

Rui Leitão nasceu em Patos e é radicado em João Pessoa. Jornalista, já foi responsável pela superintendência da Rádio Tabajara. Atualmente é Diretor de Rádio e Tv da EPC - Empresa Paraibana de Comunicação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo