INTERNACIONAL

Milei comunica por carta que Argentina não ingressará no BRICS

Presidente da Argentina, Javier Milei enviou carta aos cinco países membros do BRICS, incluindo o Brasil, anunciando a decisão, por rejeitar uma relação com China e Rússia

O presidente da Argentina, o ultradireitista e ultraliberal Javier Milei, anunciou formalmente que o país não ingressará no fórum multilateral BRICS, rejeitando uma proximidade geopolítica com China e Rússia, informa o Infobae. A decisão foi comunicada por meio de cartas oficiais aos líderes Xi Jinping, da China, e Vladimir Putin, da Rússia. O comunicado também foi enviado ao presidente Lula (PT), a Narendra Modi, da Índia, e Ciril Ramaphosa, da África do Sul.

A decisão de incluir a Argentina no BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ocorreu durante uma cúpula em Joanesburgo no final de agosto deste ano, onde também foram considerados para adesão importantes players do setor de petróleo e gás, como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Irã.

Ex-presidente da Argentina, Alberto Fernández, a poucos meses do fim de seu mandato, havia decidido pela adesão da Argentina ao BRICS. A iniciativa recebeu o apoio de Xi Jinping, refletindo o interesse estratégico da China em expandir sua influência globalmente e contra-atacar os Estados Unidos. Milei, alinhado aos EUA, expressou sua rejeição em lidar com “comunistas” e a agenda da China.

Para formalizar a retirada da Argentina, Milei confiou à chanceler Diana Mondino a tarefa de redigir uma mensagem diplomática, mas clara, para os cinco líderes. As cartas, com a assinatura presidencial, foram enviadas há alguns dias, informando a Brasília, Moscou, Nova Delhi, Pequim e Joanesburgo sobre a saída da Argentina do BRICS.

Com Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo