INTERNACIONAL

Washington Post diz que foi feito acordo entre Hamas, Israel e EUA para libertar reféns em troca de pausa nos combates

Netanyahu e a Casa Branca, negam que acordo já tenha sido assinado

O movimento de libertação nacional palesino Hamas, Israel e os Estados Unidos chegaram a um acordo provisório para libertar dezenas de mulheres e crianças mantidas reféns em Gaza em troca de uma pausa de cinco dias nos combates, informou o Washington Post. No entanto, tanto o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, como as autoridades norte-americanas afirmaram que ainda não foi alcançado um acordo, assinala a Reuters.

A libertação dos reféns pode começar nos próximos dias, salvo problemas de última hora, de acordo com pessoas familiarizadas com as negociações, segundo o jornal Washington Post.

O acordo surge num momento em que Israel parece estar a preparar-se para expandir a sua ofensiva contra o povo palestino para o sul de Gaza, depois de ataques aéreos terem matado dezenas de palestinos, incluindo civis que estavam abrigados em duas escolas.

Segundo o acordo, todas as partes congelariam as operações de combate durante pelo menos cinco dias, enquanto 50 ou mais reféns seriam libertados em grupos a cada 24 horas, informou o Post. O Hamas fez cerca de 240 reféns durante o ataque de 7 de outubro dentro de Israel.

A pausa também visa permitir a entrada de uma quantidade significativa de ajuda humanitária, disse o jornal, acrescentando que o esboço do acordo foi elaborado durante semanas de negociações no Catar.

Mas Netanyahu disse numa coletiva de imprensa no sábado à noite: “Em relação aos reféns, há muitos rumores infundados, muitos relatórios incorretos. Gostaria de deixar claro: até agora, não houve acordo. Mas quero prometer: quando houver algo a dizer – iremos informar sobre isso

Um porta-voz da Casa Branca também disse que Israel e o Hamas ainda não chegaram a um acordo sobre um cessar-fogo temporário, acrescentando que os EUA continuam a trabalhar para chegar a um acordo. Uma segunda autoridade dos EUA também disse que nenhum acordo foi alcançado.

Com informações do Brasil 247

Podcast Dez Minutos no Confessionário

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo