Justiça do Rio determina prisão de pai e filho envolvidos na morte do filho de Cissa Guimarães
Atriz comemorou decisão via redes sociais: "13 anos! Depois de um fim de semana de muita dor, vem um acalento e a esperança de justiça finalmente"
A Justiça do Rio de Janeiro emitiu ordem de prisão para Rafael de Souza Bussamra e seu pai, Roberto Bussamra, envolvidos no acidente que resultou na morte de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães. A informação é do portal g1.
O acidente ocorreu em 2010 no Túnel Acústico, em uma ocasião em que estava temporariamente fechado para o tráfego de veículos. Rafael Bussamra, que dirigia o carro na área proibida, foi condenado a sete anos de prisão em regime fechado, e seu pai a oito anos, por tentar corromper policiais para acobertar o filho. Em 2016, contudo, as penas foram revertidas para serviços comunitários.
O Ministério Público do Rio e a defesa dos réus recorreram ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em dezembro de 2019, o ministro Jorge Mussi acolheu parcialmente o recurso do MP, considerando inadequada a aplicação de pena restritiva de direitos. Em junho de 2021, a 5ª Turma do STJ confirmou a decisão de Jorge Mussi.
Em maio de 2023, a ministra Rosa Weber rejeitou recurso da defesa. Em seguida, no mesmo mês, o processo retornou ao Tribunal de Justiça do Rio. Em 28 de julho, a 16ª Vara Criminal do Rio, onde Rafael e Roberto foram inicialmente condenados em 2015, determinou a execução da sentença definitiva com base no acórdão do STJ, emitindo a ordem de cumprimento da pena de prisão. Essa sequência de decisões judiciais encerra um capítulo longo e complexo relacionado a este trágico caso.
Em seu perfil no Instagram, Cissa Guimarães comemorou a decisão da prisão: “13 anos! TREZE ANOS! E depois de um fim de semana de muita dor, vem um acalento e a esperança de justiça finalmente.”
Brasil 247