Botafogo-PB será o único nordestino na disputa pelo acesso à Série B
Entre as cinco regiões do Brasil, o Nordeste era a que continha mais representantes na Série C do Brasileirão. No entanto, apenas um chegou ao quadrangular decisivo
A primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro chegou ao fim. Definidos os oito classificados para a briga pelo acesso à Série B, o Botafogo-PB soube na última rodada da etapa inicial que será o único nordestino vivo na disputa por uma vaga na 2ª divisão de 2024. O Nordeste começou a competição com sete representantes, o maior número entre as cinco regiões do Brasil.
Terminando a primeira fase em 6º na tabela de classificação, o Botafogo-PB avançou para o Grupo C, onde enfrentará Volta Redonda, Amazonas FC e Paysandu na briga por uma das duas vagas do quadrangular do acesso. Por ser o único nordestino na segunda fase da competição nacional, o Belo jogará todos os seus jogos fora de casa longe da região Nordeste até o fim da Série C.
Das outras seis equipes nordestinas que entraram em campo pela Série C, quatro garantiram presença na edição 2024 da Terceirona: Náutico, Confiança, CSAe Floresta. Apesar de não conseguirem avançar de fase, os quatro times ficaram longe da zona de rebaixamento, garantindo suas permanências na 3ª divisão nacional.
Entretanto, América-RN e Altos disputarão a Série D em 2024. Os times ficaram, respectivamente, em 18º e 19º na tabela de classificação, amargando o rebaixamento para a 4ª divisão do futebol nacional. Para o Mecão o descenso foi ainda mais penoso, já que a equipe tinha acabado de chegar à Série C do Brasileirão.
DiárioPB com ge BRASILEIRÃO SÉRIE C