PARAÍBA

TSE confirma entendimento por fraude na cota de gênero e cassação de mandatos de vereadores na Paraíba

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram, em sessão realizada nesta terça-feira (22), o julgamento por fraude cometida pelo Republicanos na cota de gênero durante as Eleições de 2020. A fraude diz respeito à cota para mulheres candidatas na disputa pela Câmara Municipal de Teixeira, no Sertão da Paraíba. O ministro Benedito Gonçalves foi responsável pela relatoria do caso.

A fraude já havia sido identificada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que determinou a cassação dos três vereadores eleitos pelo partido – Mada da Saúde, Nildinho e Raimundo Costa – e a inelegibilidade, por oito anos, das três candidatas fictícias envolvidas no esquema.

Conforme os autos do processo, o Republicanos e os demais candidatos do partido foram punidos por lançar candidaturas fictícias, com o objetivo de preencher a cota de gênero. As candidatas envolvidas são Zenilda Vidal Paiva Pinheiro, Maria Patrícia Ferreira da Silva e Débora Duarte Gomes.

Zenilda Vidal Paiva Pinheiro é mãe do candidato a vereador Raoni Vidal de Paiva Pinheiro. Além de não ser filiada ao partido, ela não participou de convenção partidária, o que é exigido para candidatura. Zenilda teve seu registro de candidatura indeferido e foi substituída por Maria Patrícia Ferreira da Silva, que não realizou atividades de campanha e obteve apenas três votos.

Já Débora Duarte Gomes, fez campanha para outros candidatos e recebeu apenas um voto.

DiarioPB com Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo