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Varejo da Paraíba registra aumento de 2,2% e tem terceiro maior crescimento do País em junho, revela IBGE

As vendas no varejo paraibano registraram alta de 2,2% em junho sobre o mês de maio, terceira maior taxa do País, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  Já o volume de vendas do comércio varejista do País manteve-se estável (0%) em junho deste ano, na mesma comparação.

As três maiores altas foram de Alagoas (2,7%), do Acre (2,6%) e da Paraíba (2,2%). No País, o comércio varejista apresentou resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação. Já as quatro unidades da federação tiveram recuo foram Minas Gerais (-1,3%), Tocantins (-0,9%) e Pernambuco (-0,9%).

A Paraíba encerrou o primeiro semestre com alta de 2% sobre o ano passado, enquanto a alta do País a alta é de 1,3%.

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e as de material de construção –, a Paraíba registrou também alta nos três indicadores comparativos. Na comparação de junho sobre maio, a Paraíba cresceu 4,8% no varejo ampliado, enquanto na comparação de junho sobre o mesmo mês do ano passado a alta foi de 6,8%. No acumulado do primeiro semestre do comércio ampliado, o indicador ficou em 5,6%. No País, as médias foram de 1,2%, 8,3% e de 4%, respectivamente.

Quatro das oito atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram alta de maio para junho: tecidos, vestuário e calçados; hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; livros, jornais, revistas e papelaria e móveis e eletrodomésticos. Outros quatro tiveram queda: equipamentos e material para escritório informática e comunicação; outros artigos de uso pessoal e doméstico; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria mostraram crescimento; e combustíveis e lubrificantes.

MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

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Redação DiárioPB

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