Petrucio Ferreira minimiza favoritismo na busca pelo tri no Mundial de Atletismo Paralímpico
Paratleta mais rápido do mundo, recordista nos 100m e nos 200m na classe T47, está em Paris para a competição onde vai defender seus títulos e buscar novos recordes
Petrucio Ferreira e seu treinador, Pedrinho Almeida, em Paris — Foto: Acervo pessoal / Petrucio Ferreira
Petrucio Ferreira está focado em uma das maiores competições que antecedem as Paralimpíadas de Paris 2024: o Mundial de Atletismo Paralímpico, que também está acontecendo na França neste mês de julho. Recordista mundial e atual bicampeão nos 100m e nos 200m, ele minimiza o favoritismo e diz que os detalhes podem fazer a diferença no campeonato.
Petrúcio Ferreira bate recorde mundial dos 100m rasos — Foto: Marcello Zambrana/CPB
Petrucio Ferreira está em Paris com a delegação do Brasil há pouco mais de uma semana, desde o dia 3. As provas começaram no último sábado (8), mas Petrucio só competirá no dia 17, último dia do Mundial. São duas semanas para se adaptar ao local e um tempo a mais de preparação.
— É um dos maiores eventos antes da Paralimpíada do ano que vem, aqui na França, então isso já traz uma cobrança não só física, mas também mental para todos os atletas. Eu costumo falar que o mental nessa hora faz diferença. A mente e o corpo precisam trabalhar em conjunto. É não se apegar ao favoritismo na prova, não existe isso de favorito na prova. Na pista cada um treinou para dar o seu melhor, e a gente não sabe o que pode acontecer. Às vezes um detalhezinho pode fazer a diferença para você perder ou ganhar a prova. Independentemente de tudo, eu trabalhei bastante para esta competição e estou preparado para dar o meu melhor — afirmou.
Há pouco mais de um ano dos Jogos Paralímpicos de Paris, Petrucio não nega a ansiedade de chegar a sua terceira paralimpíada. Com o ciclo mais curto, ele falou sobre a preparação para a competição, que, segundo ele, é a mais esperada por todo paratleta.
— Estamos em 2023, mas não tem como não pensar na Paralimpíada de 2024. São planejamentos de longas datas. Isso é muito importante para o currículo do atleta. Será minha terceira Paralimpíada, se Deus permitir. Vem sendo um ciclo atípico, de apenas três anos, com grandes competições até lá, mas com certeza o Pedrinho vai ter um ótimo planejamento durante essa caminhada, mesmo com uma curta temporada, para chegarmos bem nessa competição — finalizou o campeão mundial.
A primeira prova de Petrucio Ferreira no Mundial acontecerá na próxima segunda-feira (17), às 15h50 (horário de Brasília). Será a semifinal dos 100m.
Petrúcio Ferreira, melhor atleta do Atletismo, na entrega do Prêmio Paralímpicos — Foto: Alessandra Cabral/CPB
ge PARALIMPÍADAS