Chinesa Baidu diz que seu produto de inteligência artificial superou o ChatGPT em testes
O anúncio da Baidu ocorre em meio a um frenesi global sobre a tecnologia
HONG KONG, 27 de junho (Reuters) – A Baidu Inc (9888.HK), principal provedora de serviços de busca da China, disse que a última iteração de seu serviço no estilo do ChatGPT superou o chatbot OpenAI apoiado pela Microsoft em várias métricas importantes
A Baidu afirmou em comunicado na terça-feira que o Ernie 3.5, a versão mais recente de seu modelo de IA Ernie, superou o “ChatGPT em pontuações de habilidade abrangente” e superou o “GPT-4 em várias capacidades chinesas”.
A empresa sediada em Pequim citou um teste realizado pelo jornal estatal China Science Daily, que utilizou conjuntos de dados, incluindo AGIEval e C-Eval, dois benchmarks usados para avaliar o desempenho de modelos de inteligência artificial (IA).
A OpenAI não respondeu imediatamente a um e-mail em busca de comentários fora do horário comercial habitual.
O anúncio da Baidu ocorre em meio a um frenesi global de IA iniciado pelo ChatGPT e que se espalhou para a China, levando várias empresas nacionais a anunciarem produtos concorrentes.
A Baidu foi a primeira grande empresa de tecnologia chinesa a lançar um produto de IA para concorrer com o ChatGPT, quando apresentou seu chatbot de linguagem Ernie Bot em março. O Ernie Bot, desenvolvido com base no antigo modelo de IA Ernie 3.0 da Baidu, passou por testes restritos nos últimos três meses.
Outras grandes empresas de tecnologia chinesas, incluindo Alibaba Group (9988.HK) e Tencent Holdings (0700.HK), também revelaram seus respectivos modelos de IA desde então.
A Baidu afirmou que seu novo modelo possui melhor eficiência de treinamento e inferência, o que o coloca em uma posição vantajosa para iterações futuras mais rápidas e mais baratas. A Baidu também informou que seu novo modelo suportará “plugins” externos.
Os plugins são aplicativos adicionais que permitirão que a IA da Baidu funcione em cenários mais específicos, como resumir textos longos e gerar respostas mais precisas.
O ChatGPT lançou suporte a plugins em março.