ENTRETENIMENTO

Podcast de humor atinge 400 edições em três anos no ar

No mundo virtual, o humor vem alcançando grande número de ouvintes através de podcast, e uma dessas opções é a Rádio Barata no Ar, produção da Rádio Online DiarioPB de Bayeux, Paraíba (www.radiodiariopb.com.br). Três anos atrás, no começo da pandemia, o ator e radialista Fábio Mozart criou o podcast “para fugir do círculo maior da solidão”, agregando outros coadjuvantes nos delírios da barata maluca e debochada. Apareceram os atores Bento Júnior, Das Dores Neta, Stela Maris Mariano, Edson Barlavento, Goreth Ferraz e Claudete Gomes, ajudando a manter a média de cinco mil downloads por semana, em duas edições, nas sextas-feiras e terças-feiras. A barata assanhada hoje voa nas mais importantes plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Yandex, NetEase e outros serviços de streaming. “Os números são muito significativos para o veículo”, observa Sérgio Ricardo Santos, sonoplasta do programa e diretor artístico da Rádio DiarioPB.

O programa avança em uma mídia difícil de considerar esse tipo de conteúdo. As rádios comunitárias, geralmente emissoras que atuam no interior, com público tradicionalmente conservador e não muito acessível aos eventuais palavrões e temas propagados na Rádio Barata no Ar. Muitas delas já estão transmitindo os episódios na sua grade de programação, a exemplo da Rádio Comunitária Esplanada de Brasília e Rádio Comunitária Araçá, de Mari, Paraíba. “O inseto arruma seu espaço onde os radialistas comunitários conseguem fazer diferente, oferecendo humor de qualidade para seu público ouvinte”, disse Sérgio Ricardo.

Podcast é uma mídia diferente do áudio de rádio, porque o ouvinte pode acessar o conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar. Como a produção não exige muitos recursos técnicos, depende só do talento dos comunicadores, o podcast se popularizou. “Ainda hoje as pessoas escutam programas de 2020 com o mesmo interesse, porque o lance é uma espécie de bate-papo de amigos no bar, falando besteira com humor e deboche”, explica Sérgio Ricardo. Já gravaram episódios em bar, com a participação de pessoas de todo tipo que circulam nesses ambientes. “Esses episódios bombaram porque cheios de vida como ela é e como parece ser engraçada, apesar das tragédias cotidianas”, esclarece Bento Júnior, que é professor e poeta da literatura de cordel, além de ator e produtor do grupo “Circo sem pano”.

A atriz Das Dores Neta atua a partir da cidade Itabaiana, no agreste da Paraíba, trazendo sua voz marcante e cultura do interior para a Rádio Barata no Ar. “Meu sonho era fazer rádio. Não consegui me colocar no rádio tradicional, hoje me realizo no podcast da barata, onde reúno meu desejo de ser locutora e candidata a humorista”, afirmou Das Dores, que é atriz de teatro e cinema. As outras meninas, Claudete Gomes, Goreth Ferraz e Stela Maris Mariano, também têm experiência de palco. Fizeram curso superior de artes cênicas e atualmente se divertem nesse ponto de encontro de artistas radiofônicos.

Fábio Mozart é o roteirista e líder do cast da Barata. Com mais de meio século de experiência em teatro e rádio, Mozart busca participação dos ouvintes, a exemplo de Pádua Gorrion da Rabeca, Napoleon do Rego direto de Londres e outros artistas amadores atuantes no processo colaborativo do programa. “A Rádio Barata no Ar vai buscar a fala de dona Benedita, na cidade Queimadas, na Paraíba, e destaca também a piada cretina de Pedro Malazarte, figura que mora no sul de Minas Gerais, ou o comentário de João Jales, do Rio de Janeiro, derrubando as trincheiras entre ouvintes e produtores do programa”, explica Fábio Mozart, que faz os personagens Zé Barata, pastor Pedânio, Câo Canjiquinha, Ameba, Doutor Penico Branco e Sonsinho.

Clique aqui para acessar todas as edições do programa

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo