“O Pastor e o Guerrilheiro” filme que será exibido em sessão especial pelo Cine Banguê nesta quinta-feira (25)
Nesta quinta-feira (25), às 19h, o Cine Banguê realizará uma sessão especial de “O Pastor e o Guerrilheiro”, seguida de debate mediado pelo jornalista Sandro Alves, com participação do ator paraibano Buda Lira.
Com direção de José Eduardo Belmonte, produção de Nilson Rodrigues e roteiro de Josefina Trotta, a partir de argumento de Nilson, Belmonte e José Rezende Jr., o filme foi selecionado para o 50o Festival de Cinema de Gramado e percorreu também diversos festivais nacionais e internacionais. Foi vencedor do prêmio de Melhor Filme no 55o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2022).
A trama se passa nas décadas de 1960, 1970 e nos últimos dias de 1999. Em 1968, o jovem comunista João deixa a universidade e vai para uma guerrilha na Amazônia. Lá ele é preso, torturado e enviado para a prisão em Brasília, onde encontra Zaqueu, um cristão evangélico, preso por engano. Eles sofrem juntos, superam diferenças ideológicas, se ajudam e marcam um encontro para 26 anos depois, à meia-noite, na virada do milênio, em cima da Torre de TV de Brasília.
Buda Lira é ator, gestor e produtor cultural. Iniciou no Teatro Amador de Cajazeiras (1971) e fez dezenas de produções de teatro. Nos últimos 15 anos, vem atuando em filmes e séries, com destaque para Sol Alegria, Aquarius, Bacurau, Paloma e O Pastor e o Guerreiro.
Graduado em Letras (UEPB), jornalista (UFPB) e mestrando em Comunicação (UFPE), Sandro Alves é critico de cinema e pesquisador em narrativa audiovisual. Atual como júri, curador e mediador de debates em mostras e festivais de cinema.
Os ingressos serão vendidos na bilheteria, que abre 1 hora antes da sessão. O Cine Banguê possui 120 lugares, sendo 4 espaços para cadeirantes. A sessão está sujeita a lotação, sem possibilidade de liberação de mais ingressos além dos assentos disponíveis.