ECONOMIA

Lula bate martelo e define juros de empréstimo consignado do INSS em 1,97%

Lula bate martelo e define juros de empréstimo consignado do INSS em 1,97%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu o martelo e definiu que o governo fixe em 1,97% o teto do juro do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. A decisão foi tomada pelo presidente da República durante reunião com ministros e auxiliares na manhã desta terça-feira (28), no Palácio da Alvorad

O Ministério da Previdência defendia uma taxa abaixo de 1,90%, enquanto os bancos privados queriam uma taxa de 1,99%. Agora, a posição de Lula será levada para o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que é o responsável final pela definição da taxa. O colegiado se reunirá na tarde desta terça.

Lula se reuniu final da manhã com os ministros Fernando Haddad, Carlos Lupi, Luiz Marinho e com os secretários-executivos da Casa Civil, Miriam Belchior, e da Fazenda, Gabriel Galípolo, depois que uma reunião no dia anterior terminou em impasse. O tema foi levado para deliberação nesta terça-feira (28).

No dia 13 de março, o CNPS reduziu o teto do juros do consignado do INSS de 2,14% para 1,7%. A medida contrariou o Planalto e levou bancos, inclusive a Caixa e o Banco do Brasil, a suspenderem essa modalidade de empréstimo.

Desde então, integrantes da Casa Civil e do Ministério da Fazenda passaram a articular um percentual intermediário. Ou seja, maior que o 1,7%, mas menor que o 2,14% que valia antes de 13 de março.

Metrópoles

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo