PARAÍBA

Experiência do Serviço de Acolhimento Familiar da Paraíba ganha destaque em Simpósio Internacional

A experiência da Paraíba com o Serviço em Família Acolhedora foi destaque esta semana por ocasião do IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar, realizado na Unicamp em Campinas/SP. O Serviço Família Acolhedora, gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), foi implantado no Estado de maneira regionalizada, e está em execução desde outubro de 2021, estando presente atualmente em seis, dos 11 polos contemplados com a implantação do serviço.

O objetivo do Serviço é acolher, temporariamente, crianças e adolescentes em situação de risco, afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva nos termos do Artigo Nº 101, do Estatuto da Criança e do Adolescente, em residências de famílias previamente habilitadas e credenciadas que recebem, mensalmente, o subsídio destinado às necessidades da pessoa atendida pelo programa.

A diretora do Sistema Único de Assistência Social (D’Suas), Francisca Vieira, representou a Sedh no Simpósio e apresentou a experiência exitosa da Paraíba com o serviço, no minicurso que teve como tema: Implantação e gestão do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora municipal, consórcio/parceria e regionalização. “Foi extremamente positiva a participação da Paraíba, com isso, sinaliza que o Estado está caminhando de fato na discussão nacional e internacional na perspectiva de garantir a convivência familiar e comunitária dessas crianças e adolescentes, conforme rege o estatuto, o Simpósio de fato riquíssimo”, comentou.

Enfatizou ainda que a oferta regionalizada – forma implantada na Paraíba – é novidade e despertou muito interesse de alguns Estados como: São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Norte, Paraná; o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS e o Instituto Geração Amanhã. “Estamos sendo vistos por muitos, essa visibilidade só aumenta a responsabilidade enquanto Estado para fazer o melhor, avançando com o nosso plano de regionalização”, pontuou a diretora do D’Suas da Paraíba.

No Brasil, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), houve um crescimento em 200% do serviço, sobretudo depois do Pacto pela Primeira Infância, isso representa 6% da oferta.

Conforme os estudos e experiências compartilhadas no Simpósio, a Europa é um serviço consolidado, inclusive reconhecido como um trabalho especializado e remunerado pelo Estado.

Estiveram presentes no evento, gestores, equipes técnicas (assistentes sociais, psicólogos), magistrados, promotores, organizações da sociedade civil, professores, estudantes e pesquisadores na troca das experiências com o Serviço Família Acolhedora.

O IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar (SIMAF) teve o objetivo de informar e conscientizar sobre o serviço de acolhimento em família acolhedora, com o objetivo de promover essa modalidade de acolhimento, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. Também foi momento para discutir, divulgar e compartilhar pesquisas, trabalhos acadêmicos e relatos de experiências recentes, produzidos no Brasil e exterior, sobre o tema do acolhimento familiar, família acolhedora e convivência familiar e comunitária. O encontro representou não só uma oportunidade de formação para os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, como também uma iniciativa pioneira na construção do conhecimento sobre família acolhedora.

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo