Frei Anastácio cobra do governo que coloque em prática a Lei Assis Carvalho II que oferece ajuda a agricultura familiar
O deputado federal Frei Anastácio repudiou o descaso de Bolsonaro em relação à agricultura familiar, pelo fato do presidente ainda não ter colocado em prática a Lei Assis Carvalho II. “O Congresso Nacional derrubou o veto de Bolsonaro ao projeto, em dezembro do ano passado, promulgou a lei e o governo nem fala nessa iniciativa que traz muita ajuda para a agricultura familiar”, disse o deputado.
O parlamentar disse que já luta ao lado da agricultura familiar há 47 anos e nunca viu tanto desprezo. “Bolsonaro simplesmente deu as costas para a agricultura familiar no Brasil. Quando se trata do agronegócio, ele age rápido. Mas, para esse setor que produz 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, não faz nada”, afirmou.
Desrespeito aos trabalhadores e ao Congresso
Frei Anastácio lembra que, além de vetar duas vezes o projeto de lei que oferece socorro aos agricultores familiares, Bolsonaro também destruiu as políticas públicas que beneficiavam o setor. “Ele deixou em quase zero os recursos para os programas como PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Reforma Agrária, entre outros. É um governo que não dá atenção à agricultura familiar”, acusou.
O deputado enfatizou que a Lei Assis Carvalho contribuirá muito na produção de alimentos e no socorro às famílias agricultoras, com recursos para produção, auxílio financeiro e facilidade na renegociação de dívidas. “Esse desprezo de Bolsonaro à Lei Assis Carvalho, que ele vetou duas vezes, é também um desrespeito ao Congresso Nacional. Afinal, o Congresso derrubou os vetos e promulgou a lei. O nosso Núcleo Agrário do PT, na Câmara, já está tomando as providências em relação a esse ataque covarde aos agricultores”, anunciou.