Fazenda da UFCG em patos recebe Certificado de sanidade para GADO SINDI
A Fazenda Experimental do Jatobá, no município de Patos (PB) acaba de receber renovação de certificação como estabelecimento de criação livre de brucelose e tuberculose, na criação da raça zebuína “Red Sindi”. O documento possui validade de um ano e foi expedido pelo Serviço de Inspeção e Sanidade Animal (SISA), da Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba (SFA-PB).
A Jatobá é uma das unidades do Núcleo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Trópico Semi-Árido (NUPEÁRIDO), fundado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 1980. Segundo o coordenador Marcone Oliveira Medeiros, o órgão possui atualmente cerca de 110 animais da raça Sindi. O núcleo tem como objetivo dar suporte as aulas práticas e pesquisas necessárias aos Cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal, assim como aos Programas de Pós-Graduação em nível de Mestrado.
O NUPEÁRIDO promove a disseminação genética da raça Sindi na região através de leilões periódicos. “O núcleo também está habilitado pelo Ministério da Agricultura para oferecer cursos e treinamentos para médicos veterinários em noções sobre encefalopatias transmissíveis (ETT), tendo formado, até agora, 19 turmas”, comenta o fiscal federal Antônio Hybernon da Silva, responsável pelo SISA.
O controle e monitoramento dessas doenças é realizado numa parceria entre o MAPA e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), através da Gerência Executiva de Defesa Agropecuária (Geda), que realizam avaliações periódicas dos rebanhos paraibanos para certificação dos estabelecimentos pecuários.
A brucelose, causada pela bactéria Brucella abortus, e a tuberculose, causada pelo Mycobacterium bovis, estão disseminadas por todo o território nacional. Sabe-se que a brucelose atinge tanto o gado de corte quanto o gado de leite, enquanto que a tuberculose é um problema mais sério para os produtores de leite. Ambas as enfermidades afetam também a população de bubalinos, que é o caso do gado Sindi.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), instituiu em 2001 o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), reconhecendo essas doenças zoonóticas como problemas relevantes de saúde animal e de saúde pública no Brasil com impacto na produtividade dos rebanhos e de riscos à saúde humana.
Dalmo Oliveira