Alerta de chuvas intensas para JP e mais 58 cidades da PB é emitido pelo Inmet e Defesa Civil da capital mantém equipes de prontidão
O alerta amarelo do Inmet de perigo potencial de chuvas intensas é válido para João Pessoa e mais 58 municípios da Paraíba, com vigência até as 10h da quarta-feira (12).
O aviso também prevê chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia e ventos intensos entre 40 e 60 km/h nas cidades listadas. Existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
“Observa-se um significativo aglomerado gerador de chuvas e, por isso, é necessária atenção por 24h, especialmente na área litorânea, que pode registrar chuvas significativas”, explicou Renato Lins, diretor de operações da Defesa Civil.
Para evitar algum desastre, a exemplo de deslizamento de barreiras, e outros transtornos para a população, a Prefeitura de João Pessoa, através da ação contínua de diversas secretarias, realiza um trabalho preventivo. São limpeza e desassoreamento de rios, limpezas de galerias pluviais, poda de árvores, entre outras ações.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) também fica alerta em caso de chuva intensa. Se um condutor precisar acionar os agentes para semáforos apagados ou ruas intransitáveis por alagamentos, é só ligar para o Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). Os telefones são 3218-9420 ou 98760-2134 (whatsapp)
Previsão do tempo
Segundo o Inmet, a previsão do tempo em João Pessoa para a noite desta terça (11) é de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada. Já para a quarta-feira (12), a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Veja a lista das cidades sob alerta:
- Alagoa Grande
- Alagoinha
- Alhandra
- Araçagi
- Araruna
- Baía da Traição
- Bananeiras
- Bayeux
- Belém
- Borborema
- Caaporã
- Cabedelo
- Caiçara
- Caldas Brandão
- Capim
- Conde
- Cruz do Espírito Santo
- Cuité de Mamanguape
- Cuitegi
- Curral de Cima
- Dona Inês
- Duas Estradas
- Guarabira
- Gurinhém
- Itabaiana
- Itapororoca
- Jacaraú
- João Pessoa
- Juarez Távora
- Juripiranga
- Lagoa de Dentro
- Logradouro
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mari
- Mataraca
- Mogeiro
- Mulungu
- Pedras de Fogo
- Pedro Régis
- Pilar
- Pilões
- Pilõezinhos
- Pirpirituba
- Pitimbu
- Riachão
- Riachão do Poço
- Rio Tinto
- Salgado de São Félix
- Santa Rita
- São José dos Ramos
- São Miguel de Taipu
- Sapé
- Serra da Raiz
- Serraria
- Sertãozinho
- Sobrado
- Tacima
Recomendações
O Inmet recomenda que em caso de rajadas de ventos as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É necessário evitar, ainda, usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Caso haja algum problema, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.