Secretério prevê vacinação de crianças em 5 e 11 apenas em 2022, e Paraíba aguarda posição técnica do Ministério da Saúde
O secretário Executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, comentou nesta sexta-feira (17) a autorização da Anvisa para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 com o imunizante da Pfizer. Há uma necessidade de adequação em frascos e treinamento de profissionais para aplicação em crianças, disse.
“A dose é menor que a de adulto, serão duas doses e a Anvisa prevê intervalo de 21 dias. Ainda não há previsão de disponibilização uma vez que é um frasco diferente, forma de aplicar um pouco diferente, 1/3 das doses que se aplica em adultos e adolescentes”, declarou.
A previsão é que a imunização não comece este ano, revelou Beltrammi. A Secretaria de Saúde aguarda o posicionamento do Ministério da Saúde.
“Agora aguardamos uma posição técnica do Ministério da Saúde para que a gente inicie a imunização das crianças entre 5 e 11 anos. Tenho uma sensação que não será no mês de dezembro, o Ministério tem novas doses compradas da Pfizer, que podem ser convertidas para crianças, mas a gente tem que aguardar o mês de janeiro. Uma estimativa de 70 milhões de crianças em todo do país”, pontuou.
DPB com WScom