GERAL

Projeto de Frei Anastácio que cria cadastro nacional de veículos apreendidos, roubados e furtados é aprovado em Comissão

O projeto de lei 5934/2019, de autoria do deputado federal Frei Anastácio (PT/PB), que cria o Cadastro Nacional Único de Veículos (CNUVA) foi aprovado na Comissão de Viação e Transporte da Câmara. “O projeto garante que qualquer cidadão comum, autoridades policiais e administrativas possam ter acesso às informações de veículos, roubados, furtados e apreendidos pela polícia”, explicou o deputado.

O deputado relatou que o sistema de gerenciamento de veículos apreendidos, seja por roubo ou furto, ou no cometimento de infração de trânsito é falho. “Nos casos de roubo e furto, por exemplo, muitas vezes o veículo é encontrado em localidade diferente daquela de seu proprietário que, por sua vez, não fica sabendo sobre a recuperação do carro”, explicou Frei Anastácio.

De acordo com o projeto do parlamentar, os órgãos e as entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito deverão criar e manter atualizado o Cadastro Nacional Único de Veículos Apreendidos (CNUVA), conforme vier a ser estabelecido pelo Contran.

O CNUVA deverá conter informações de veículos furtados ou roubados, que venham a ser recuperados pelos órgãos policiais competentes, como dados relativos ao Renavan, à placa do veículo, ao código de chassi e ao ano, modelo e cor do veículo. Além disso, deverá estar disponível para consulta, por qualquer cidadão, por meio eletrônico.

“A ideia do CNUVA é facilitar o acesso de informações destes veículos quando forem apreendidos para que seus respectivos proprietários possam mais rapidamente tomar as medidas cabíveis”, concluiu o deputado. O projeto do deputado ainda vai passar pela apreciação de outras comissões da Câmara.

Assessoria

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo