CRÔNICAS DO COTIDIANO

A ignorância soberba

Quando a ignorância se manifesta na soberba, a prepotência se revela explicitamente. Prevalece a vanglória da iniquidade no esforço de subestimar os outros. A arrogância se apresenta produzindo uma alienação narcisista. O soberbo pensa que é inteligente. Proclamando-se arauto da liberdade, faz exatamente o contrário do que prega.

Não se acabrunha em aplicar o massacre negativista, nem se envergonhar do papel de submisso a que se submete. Lao Tsé já dizia: “quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão”. Fico com pena quando vejo alguém se orgulhar da própria ignorância. Isso está sendo uma atitude de alguns brasileiros na contemporaneidade, os negacionistas. A ignorância está relacionada à ausência do saber, da falta de informação. Mas isso não se faz importante para quem decidiu ser subalterno ao que os outros pensam.

O orgulhoso apega-se à ideia de que tudo sabe e tudo conhece. Teimoso, está sempre discordando daquilo que é informado e que não atenda aos seus interesses pessoais. Seu individualismo exacerbado o coloca em situações desconfortáveis, quase sempre. Lamentável quando a ignorância passa a ser motivo de exaltação ostensiva.

Ele se coloca acima da realidade, porque não lhe interessa a verdade que está à sua vista. A fantasia determina o seu agir e o seu pensar. O mais importante é a aparência. Costuma mentir a si mesmo. A tristeza e o desassossego da soberba o acompanham permanentemente. Mesmo assim considera-se perfeito.

A armadilha do orgulho próprio é um sentimento em que a pessoa se acha única e acima dos outros, predominando a soberba. Mais grave quando ela se afirma na ignorância, na resistência em querer aceitar o contraditório. Os outros não importam para uma pessoa soberba. Ela vive presa às ilusões de grandeza e de poder. Salomão dizia: “onde houver soberba haverá ignorância, mas onde houver humildade haverá sabedoria”.

Rui Leitão

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Rui Leitao

Rui Leitão nasceu em Patos e é radicado em João Pessoa. Jornalista, já foi responsável pela superintendência da Rádio Tabajara. Atualmente é Diretor de Rádio e Tv da EPC - Empresa Paraibana de Comunicação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo