JOÃO PESSOA

Dia Mundial da Limpeza – Semam e Emlur promovem ação de educação ambiental nas praias de Tambaú e Cabo Branco

Para marcar o Dia Mundial da Limpeza, neste sábado, 18 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) de João pessoa promoveram uma ação de catação de resíduos na faixa de areia das praias do Cabo Branco e Tambaú.

Para marcar o Dia Mundial da Limpeza, neste sábado, 18 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) de João pessoa promoveram uma ação de catação de resíduos na faixa de areia das praias do Cabo Branco e Tambaú. A iniciativa ocorreu em parceria com a Capitania dos Portos da Paraíba e o 1º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso.

Todos os participantes receberam sacos plásticos e foram para a areia coletar resíduos como tampinhas, garrafas, canudos e outros materiais plásticos, principais poluentes encontrados no mar.

O secretário de Meio Ambiente, Welison de Araújo, destacou que a ação tem um caráter educativo. “O Dia Mundial da Limpeza reúne pessoas em todo o mundo e a ideia é que cada um se sinta responsável pelo lixo, pelo resíduo que produz. Vem para a praia, descarte na lixeira a latinha, embalagem de suco, papelzinho. Se a lixeira não está ao seu lado, leve o lixo com você até encontrar o local certo para o descarte. Só assim todos poderão desfrutar de uma cidade limpa, preservando nosso patrimônio ambiental”, concluiu. O secretário executivo da Semam, Djalma Castro, também esteve presente.

           

A ação contou com a participação do grupo de percussão da Emlur, Baticumlata. “Todos os dias, a limpeza da faixa de areia das praias da Capital é feita de modo mecânico, com o veículo saneador de praia, e manual, com o trabalho dos agentes de limpeza. É nossa função cuidar, fazer a limpeza e também cabe a nós, gestores, estimular a mudança de comportamento da população, estimular a educação ambiental. Só assim podemos promover mudanças que possam reverter a degradação de mares e áreas verdes”, ressaltou o secretário executivo da Emlur, Igo Franklin Morais.

Dia – Essa é a quarta vez que é realizado o Dia Mundial da Limpeza, que envolve pelo menos 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo com o objetivo de limpar as cidades.

Coleta de resíduos – De janeiro a julho deste ano, a Emlur coletou 232.960 toneladas de resíduos sólidos urbanos em toda João Pessoa. A coleta de resíduos domiciliares foi de 151.744 toneladas, a de entulhos somou 74.745 toneladas e a de resíduos de podas de árvores 6.471 toneladas.

       

  • Secom – PMJP

  • Texto: Jô Vital
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Kleide Teixeira

 

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo