Paraíba recomenda não realização de festividades e comemorações juninas para evitar aglomerações; veja os protocolos 13/06/2021
O Governo do Estado da Paraíba lançou um documento com protocolo para orientar e intensificar as ações de prevenção e controle da Covid-19 no período junino. O documento aponta que não são recomendadas quaisquer festividades juninas para evitar aglomerações.
Os protocolos devem completar as demais normas aplicáveis, sempre respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, diz o Governo.
O Governo recomenda a não realização de reuniões, cordões, brincadeiras, comemorações, festas em condomínios, clubes, na rua, em avenidas, chácaras, sítios, festas particulares, clandestinas, etc.
Celebrações devem ocorrer somente com pessoas que convivem diariamente, na mesma residência e celebrações com outras pessoas devem ocorrer de maneira virtual.
Recomendou-se evitar grandes deslocamentos no período, principalmente com pessoas do grupo de risco, como idosos e crianças. Viagens interestaduais/intermunicipais têm que ser bem planejadas e com avaliação de risco detalhada, principalmente com a crescente descoberta de novas variantes de transmissão mais rápida e de maior letalidade.
Pessoas com sinais ou sintomas de síndromes gripais (coriza, tosse
seca, dor de garganta), mialgia, diarréia, cefaléia, perda parcial ou total de olfato ou paladar, entre outros, devem evitar comparecer em espaços públicos, até que sejam sanados os sintomas e tenha melhora da sua condição de saúde, devendo procurar atendimento médico para receber as corretas orientações.
O Estado recomendou não fazer fogueiras ou soltar fogos de artifícios, a fumaça pode causar problemas respiratórios, que podem se agravar em tempos de pandemia do coronavírus. O risco de acidente devido ao uso continuo de álcool, para higienização das mãos, é um iminente.
Em caso de reuniões com pessoas do grupo de trabalho, as orientações são:
“- No máximo 6 pessoas;
– Distanciamento físico de no mínimo 1,5m;
– Uso de máscaras;
-Aproveite qualquer espaço ao ar livre: quintal, varanda, laje, etc;
– Pessoas que apresentem quaisquer sintomas gripais ou tá morgado, dispense – pegue o beco!
– Reduza a duração do encontro e use máscaras todo o tempo possível, evite gritar, cantar ou falar muito alto — para evitar espalhar mais gotículas potencialmente infectadas.”