Aliados do governo vencem eleições parlamentares na Venezuela
247 – O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) deu informações preliminares sobre o resultado das eleições para a Assembleia Nacional (parlamento unicameral) do país sul-americano, realizadas em 6 de dezembro. Segundo a reitora do CNE, Indira Alfonzo, após computar os primeiros resultados, o Grande Pólo Patriótico Simón Bolívar atinge o maior número de votos.
A líder do órgão eleitoral venezuelano informou que as primeiras contagens dão ao Grande Polo Patriótico Simón Bolívar (formado pelo PSUV e mais oito organizações chavistas) 67,6 por cento dos votos. A Aliança Democrática (AD/Copei/CMC/AP/El Cambio) obteve 944.665 mil votos (17,95%). A Aliança Venezuela Unida (Voluntad Popular / Primero Venezuela/ Venezuela Unida) conquistou 20.502 mil votos (4,19%), enquanto que a Aliança Popular Revolucionária (oposição de esquerda, liderada pelo Partido Comunista e outras três organizações chavistas, ficou com 143.917 (2,73%)
Indira Alfonzo explicou que o dia transcorreu com tranquilidade e com a participação de 31 por cento dos 20.710.421 eleitores possíveis inscritos nos cadernos eleitorais.