GERAL

Operação autua mais de 70 hotéis, bares e restaurantes

hotel tambauA Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB) fiscalizou durante todo o mês de janeiro os estabelecimentos comerciais do ramo da hotelaria, bares, restaurantes e similares da orla estadual. Foram autuados mais de 70 em João Pessoa, Conde, Cabedelo, Lucena e Baía da Traição, até o momento.

A operação de fiscalização foi realizada em conjunto com o Instituto de Metrologia da Paraíba (Imeq-PB), Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Vigilância Sanitária do Município de João Pessoa e Corpo de Bombeiros para coibir irregularidades e melhor servir ao turista e consumidor em geral na Capital e nos municípios da orla paraibana.

“A maior causa de autuações acontece por encontrar produtos sem precificação, ausência de informações de procedência dos alimentos e datas de validades, a não disponibilização do cardápio em braile e outras infrações previstas em leis estaduais, o que não passou desapercebido pela fiscalização”, enfatizou a superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana.

Em uma das apreensões num hotel da Capital, os produtos vencidos haviam sido adquiridos pelo estabelecimento já com validades vencidas, o que foi comprovado após a fiscalização encontrar o lote vencido no supermercado, que também foi autuado e teve os produtos recolhidos para incineração imediata.

A vigilância sanitária encontrou alimentos com temperatura e acondicionamento inapropriados para o consumo na maioria dos locais visitados, os quais foram lavrados termos de notificação com prazo de adequação. O Imeq-PB encontrou balanças sem visibilidade de preço para o consumidor ocasionando a sua reprovação para o uso em vários estabelecimentos, as quais foram lacradas, sendo notificadas para atualização.

“Os setores onde há uma grande procura como o período do verão, no caso das irregularidades encontradas como estas, os estabelecimentos serão autuados e aplicadas as penalidades cabíveis o que não vamos descuidar e continuaremos fiscalizando com outras operações durante todo ano”, informou Késsia Liliana.

Portal Correio

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo