Após início equilibrado, seleção brasileira erra passes, perde para a França e está fora do mundial
A seleção brasileira feminina apresentou muitos erros de ataque, principalmente no segundo quarto, e está eliminada do Mundial de basquete. A equipe foi derrotada pela França por 61 a 48, nesta quarta-feira (1º), pelas oitavas de final do torneio, em Ankara, na Turquia.
Após um início equilibrado e bom trabalho defensivo, as brasileiras passaram a errar passes e tiveram um aproveitamento de arremessos muito baixo, de apenas 26%.
A cestinha da partida foi a pivô Sandrine Gruda, que marcou 17 pontos. A maior pontuadora brasileira foi a pivô Érika, com 11 pontos.
As francesas irão enfrentar os Estados Unidos nas quartas de final, em uma reedição da final olímpica em Londres, que teve vitória das americanas.
O JOGO
O início da partida foi marcado pelo nervosismo das duas equipes, que apresentaram muitos erros. Com 30 segundos de jogo, a pivô Érika já havia cometido duas faltas.
Bem na defesa, as brasileiras não tiveram a mesma precisão no ataque. O aproveitamento da seleção nos arremessos de quadra no primeiro quarto foi de apenas 13%.
Se o primeiro quarto foi marcado pelo equilíbrio, com placar final de 12 a 10 para a França, o segundo período teve uma seleção brasileira errando muitos passes e com a mesma falta de precisão nos arremessos.
Por duas vezes consecutivas, o Brasil passou seis minutos sem pontuar. Os únicos pontos brasileiros no segundo quarto foram em um arremesso de três da armadora Adrianinha e em uma infiltração da pivô Nádia.
Com 11 pontos atrás no placar, as brasileiras buscaram uma reação e chegaram a diminuir a vantagem francesa com um melhor desempenho ofensivo, mas ofereceram mais espaços em sua defesa e foram derrotadas no terceiro quarto por 19 a 15.
As brasileiras venceram o último período por 18 a 16, mas o fraco desempenho ofensivo no segundo quarto custou a eliminação nas oitavas de final.
Folha de S. Paulo