Damião Moreno transforma marchas juninas em frevo e faz o carnaval na Praça Rio Branco
Integrante do célebre Forró Caçuá, o acordeonista Damião Moreno puxa o carnaval no Sabadinho Bom neste sábado (25) com muito choro, frevo e baião. O repertório eclético será apresentado no palco da Praça Rio Branco, no Centro da Capital, a partir das 12h30, numa promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) através de sua Fundação Cultural (Funjope).
Acompanhado pelos irmãos Batista (violão) e Zé Moreno (guitarra), e ainda Tutu (contrabaixo), Junior Talilo (bateria) e Otacílio Feitosa (pandeiro, percussão), Damião (acordeon) promete uma apresentação “pra cima”, cujo objetivo é colocar o público para dançar.
O show abre com o repertório clássico de choros, marca que se tornou registrada do projeto, com os grandes hinos de Altamiro Carrilho, Jacob do Bandolim e Pixinguinha, entre outros bambas.
Na sequência, vêm as novidades. “Vou pegar as marchas juninas de Luiz Gonzaga, e readaptá-las para o ritmo do frevo”, anuncia Moreno. “Vi um grupo fazer isso em um trio elétrico na Bahia e achei fantástico”, acrescenta o músico, solfejando ‘Pagode russo’ como um bom exemplo para o repertório.
Damião Moreno também vai seguir o exemplo de Sivuca e colocar sua sanfona a serviço do frevo. Promete emendar clássicos do quilate de ‘Vassourinhas’ e ‘Voltei, Recife’, com hits de Alceu Valença (como ‘Roda e avisa’, em homenagem ao Velho Guerreiro Chacrinha)’ e do mestre paraibano (a exemplo de ‘Frevo sanfonado’).
O repertório carnavalesco também irá contar com músicas de Gonzaguinha (‘E vamos à luta’, ‘O que é, o que é’) e sucessos que ficaram conhecidos na voz de Clara Nunes (‘Canto das três raças’) e promete levantar o astral do público para o restante do Carnaval.
Secom/JP