‘Castelo de Histórias’ inaugura Biblioteca Móvel com ações literárias em João Pessoa
A Cia. Forrobodó de Teatro promoverá, no próximo domingo (04), a partir das 15h, mais uma edição do projeto ‘Castelo de Histórias’, em comemoração ao primeiro ano de realizações, que acontecem quinzenalmente no bairro Castelo Branco, em João Pessoa. O evento contará com a inauguração de uma nova Biblioteca Móvel, voltada ao público infantil, além de oficinas artísticas, apresentação teatral e a participação do Coletivo Maracastelo de Cultura Popular. A iniciativa ocupa a Praça Eng. Newton Fernandes Lima, conhecida como ‘Praça dos Brinquedos’, e propõe o incentivo à literatura utilizando a contação de histórias para formar novos leitores.
Com patrocínio do Edital Prêmio Todos por um Brasil de Leitores (Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, da Secretaria Executiva/MinC), proposta realizada em parceria com a MoveMoinhos Produções Artísticas, o Ponto de Leitura ‘Castelo de Histórias’ presenteia a cidade com muitas novidades, apresentando o “Eu colhi uma história e agora eu vou contar…”, temática utilizada como base para o planejamento deste ano, que possibilitou, além da construção da biblioteca, a confecção de novos cenários e a implantação das Sacolas Literárias, com livros que serão distribuídos para 30 famílias cadastradas, com o acompanhamento de agentes literários, estimulando a leitura e a interação entre os adultos, as crianças e a comunidade.
Direcionado ao público infantil, o ‘Castelo de Histórias’ diferencia-se por despertar também o sentimento lúdico de jovens e adultos, provocando o encantamento de um público de faixa etária diversa, que entram na brincadeira comandada por Aline Alencar, contadora de histórias e fundadora da Cia. Forrobodó de Teatro & Cultura Popular. Os espetáculos apresentados têm inspiração nas contações de histórias tradicionais, que se conservam e se eternizam ao serem passadas de geração em geração, resgatando as memórias dos tempos em que as brincadeiras ocupavam as praças, as ruas e os quintais. Em cena, o grupo busca a interação com a plateia, construindo através do riso e das narrativas uma ponte de volta a essência e as fantasias da infância.
Criada em 2004, em São José do Rio Preto (SP), a Cia. Forrobodó tem como objetivo desenvolver uma estética teatral fundamentada em expedientes da cultura popular, a partir de experiências, vivências e pesquisas direcionadas aos folguedos tradicionais. Com a realização de diversos projetos em cidades do sertão paraibano o grupo pode conhecer e se aproximar dos seus artistas e das suas referências, o que despertou o desejo de construir uma trajetória ainda mais enraizada na cultura do nordeste. Em 2015, a Forrobodó desembarca em João Pessoa, onde vêm realizando iniciativas que visam contribuir com o enfrentamento às problemáticas que envolvem a leitura, a escrita, a educação e a cultura.
Neste domingo, o público poderá se inscrever em diversos cursos e oficinas gratuitas que serão oferecidas ao longo do segundo semestre, entre as atividades estão programadas as Oficinas de Produção de Textos, Cordel e Xilogravura, além de Reforço Escolar Infantil e aulas de Inglês para Jovens e Adultos. Durante o evento, estarão funcionando também o serviço de cadastros para utilização da biblioteca, bem como para participação nas ações das Sacolas Literárias. O projeto mobiliza ainda uma campanha permanente para arrecadação de livros, revistas e quadrinhos. As doações poderão ser feitas no local do evento ou nos pontos de entrega: A Casa² – Núcleo de Pesquisas Artísticas (Castelo Branco II) e Parahybólica Cultural (Espaço Cultural José Lins do Rêgo).
Programação:
Oficina Artística – Confecção de Brinquedos)
Direcionada ao público infantil, a oficina será ministrada pela artesã Sônia Santiago, do Ateliê Sant’Arts, que utilizará materiais reciclados para desenvolver e estimular a criatividade das crianças a partir da confecção de brinquedos, promovendo valores como a coletividade e a importância da preservação ambiental.
– Cia. Forrobodó de Teatro – Espetáculo: “O Compadre da Morte”
Nesta edição, a Cia. Forrobodó apresentará ao público o espetáculo “O Compadre da Morte”, conto popular que circula o imaginário brasileiro, e promete muitas gargalhadas, tendo como premissa um pobre lavrador que, não tendo mais opções, convida a Dona Morte para batizar seu filho e, em troca, recebe um “dom” especial.
– Coletivo Maracastelo
O Maracastelo é um grupo que incentiva a valorização da cultura popular do Maracatu de Baque Virado na Paraíba. Os brincantes realizarão uma apresentação voltada às brincadeiras de roda e cantigas populares, trazendo ao palco e ao público a diversidade de expressões relacionadas à própria formação da identidade cultural brasileira. O grupo canta toadas tradicionais, bem como composições autorais e cumpre sua missão de brincar e fazer outros brincarem o maracatu de baque virado.
SERVIÇO:
Castelo de Histórias | “Eu colhi uma história e agora eu vou contar…” – Cia Forrobodó de Teatro
Data: 04 de Setembro
Horário: 15h00
Local: Praça Eng. Newton Fernandes Lima (Praça dos Brinquedos) – Rua Eduardo de Medeiros, Castelo Branco I (ao lado do Quiosque do Atalho)
Atividades Gratuitas
Assessoria